EQST

Qual A Importncia Da Tecnologia Assistiva No Processo De Incluso Social?

Qual a importância da tecnologia assistiva no processo de inclusão social?

O objetivo da Tecnologia Assistiva é proporcionar ás pessoas com necessidades especiais, melhor qualidade de vida, maior independência e uma inclusão social com maior mobilidade, melhor ampliação da comunicação, controle dos seus desejos e sentimentos, melhor aprendizado, integração familiar e na sociedade.

Qual o papel da tecnologia assistiva na escola inclusiva?

Nesse sentido, verificou-se que a Tecnologia Assistiva destinada aos estudantes com deficiência é uma ferramenta importante na construção da aprendizagem e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem, pois tem como objetivos auxiliar, facilitar e promover a realização e a ...

Como a tecnologia pode ser utilizada em sala de aula em uma escola inclusiva?

Segundo o MEC — Ministério da Educação —, essa inclusão é possível graças ao apoio da tecnologia em sala de aula, que conta com recursos multifuncionais, além do espaço físico adequado e professores capacitados. Um dos recursos disponíveis é a impressão de materiais em Braile para alunos com deficiência visual.

Como a tecnologia poderia contribuir na busca de uma sociedade mais inclusiva?

Na busca de ajudar as pessoas e promover sua inclusão na sociedade de forma digna e verdadeira, a tecnologia surgiu como um caminho, uma ferramenta de inclusão. ... Mas para todas as deficiências há tecnologias assistivas, como computador manipulado pelos olhos, próteses, cadeiras motorizadas e assim por diante.

Quando a tecnologia pode ser considerada assistiva no contexto educacional?

Quando então a tecnologia pode ser considerada Assistiva no contexto educacional? ... Dizemos que é tecnologia assistiva quando percebemos que retirando o apoio dado pelo recurso, o aluno fica dificuldades de realizar a tarefa e está excluído da participação.

Como surgiu a tecnologia assistiva?

O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act.

Quais são as tecnologias para ajudar pessoas com deficiência?

  • BENGALA LUMINOSA. É um projeto recente, desenvolvido por uma empresa brasileira, que auxilia idosos e pessoas com mobilidade reduzida a se locomover em ambientes com pouca ou nenhuma luminosidade. ...
  • PERNAS ROBÓTICAS. ...
  • Fabricante – Rex Bionics.
  • MOUSE OCULAR. ...
  • TECLADO VIRTUAL. ...
  • MOUSE VISUAL. ...
  • GUINCHO DE PISCINA. ...
  • STAND TABLE.

O que pode ser feito para ajudar pessoas deficientes?

Pequenas atitudes criam grandes mudanças!

  1. Não “force” uma ajuda.
  2. Evite andar sobre o piso tátil.
  3. Evite ficar no celular enquanto anda.
  4. Identifique-se ao falar com uma pessoa cega ou com baixa visão.
  5. Ofereça lugar no transporte coletivo.

Como a tecnologia pode auxiliar as pessoas com necessidades especiais?

Devido ao avanço tecnológico, outros produtos também têm proporcionado mais condições de inclusão, como as bengalas luminosas, as pernas robóticas, o mouse ocular e visual, o teclado virtual, o guincho de piscina, o stand table, que permite que o portador de deficiência física se locomova na posição ereta, e um robô ...

O que podemos fazer para ajudar pessoas com deficiência?

  1. Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.
  2. Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. ...
  3. Não a ignore. ...
  4. Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido. ...
  5. Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual. ...
  6. Não subestime sua inteligência.

Qual o termo correto para deficientes visuais?

A forma deficiente visual também é aceita, embora não seja a preferida. Para casos de cegueira, use cego, pessoa cega. Nunca use ceguinho. Deficiência auditiva: há diferença entre deficiência auditiva parcial (quando há resíduo auditivo) e surdez (quando a deficiência auditiva é total).

É certo falar deficiente?

Atualmente, o termo oficial e CORRETO que foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência é PcD que significa Pessoa com Deficiência, pois ele esclarece que há algum tipo de deficiência sem que isso inferiorize quem a tem.

O que são deficientes visuais?

Deficiência visual caracteriza-se pela limitação ou perda da funções básicas do olho e do sistema visual. O deficiente visual pode ser a pessoa cega ou com baixa visão.

O que é considerado cegueira legal?

Na medicina, uma pessoa é considerada cega se corresponde a um dos critérios seguintes: a visão corrigida do melhor dos seus olhos é de 20/200 ou menos, isto é, se ela pode ver a 20 pés (6 metros) o que uma pessoa de visão normal pode ver a 200 pés (60 metros), ou se o diâmetro mais largo do seu campo visual subentende ...