Um grande desafio encontrado pela educação inclusiva é a resistência à inclusão por parte de educadores e pais de alunos sem deficiências. Muitos educadores não se sentem preparados; muitos pais acreditam que a educação perderá qualidade.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
O que muda com a nova PNEE Atualmente, as salas de aula especiais estão quase extintas. ... “Hoje, todos os alunos têm o mesmo direito: o de estar na escola, dentro de salas de aulas com crianças da mesma idade ou série, sem distinção a partir de pressupostos do quanto serão capazes de aprender.
Seu principal objetivo é assegurar o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os indivíduos, sem qualquer exceção. “Educação inclusiva é uma modalidade de ensino que permite a convivência e a integração das pessoas com deficiência dentro da escola regular garantindo a todos o direito à escolarização.
No que diz respeito ao processo de inserção de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas comuns a educação inclusiva representa um avanço porque tem como propósito principal facilitar a transição dos estudantes com deficiências da escola especial à escola comum e oferecer suporte ao processo de ...
O professor precisa buscar respostas educativas que favoreçam o sucesso escolar de seus alunos. É fundamental que sua ação pedagógica contemple os pilares propostos no Informe Delors (2000): aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.
em programas especiais de complementação pedagógica nos termos da legislação vigente. Art. 34 Será admitida a formação de professores para a educação especial em curso normal ou equivalente, em nível médio, de forma conjugada ou não com a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Os professores capacitados, para serem assim denominados, devem ter uma disciplina em sua formação inicial a respeito da educação especial e da educação inclusiva, além de adquirir competências para perceber as necessidades educacionais específicas dos estudantes e flexibilizar a ação pedagógica para atender as suas ...
R$ 2.
Como professor, o educador especial poderá atuar em escolas com alunos que apresentam dificuldades para aprender, se relacionar ou algum outro déficit. ... O especialista também terá capacidade de avaliar e identificar as capacidades educacionais especiais de cada aluno.
Como trabalhar a educação especial em sala de aula?
Existem também 3 critérios para ser contratado e você deve se adequar a pelo menos um deles, em ordem de preferência: Pós-graduação em Educação Especial ou Educação Inclusiva ou Licenciatura plena em qualquer área do conhecimento cujo histórico comprove, no mínimo, 360 horas de conteúdos da Educação Especial.
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
Saiba como filiar-se, faça sua doação ou seja um voluntário/parceiro. Identifique no formulário adjunto a Apae mais próxima de você e saiba como participar deste movimento. Clique no botão abaixo para ir até a página da APAE selecionada e siga as instruções para fazer sua contribuição. Muito Obrigado!