Em computação, fragmentação é o desperdício de espaço disponível em memória. Existem dois tipos de fragmentação, a fragmentação interna e a fragmentação externa.
Fragmentar o conhecimento não significa aprender parcialmente algo e sim organizar os conteúdos de maneira que o estudante consiga seguir o cronograma de estudos alcançando o resultado desejado. Assim, o estudante deve organizar seus estudos por projetos semanais, mensais, trimestrais, semestrais, etc.
Esta proposta integra, ainda, formação geral, técnica e política, tendo o trabalho como princípio educativo. Desse princípio, que se torna eixo epistemológico e ético-político de organização curricular, decorrem os outros dois eixos do 'currículo integrado', a saber: a ciência e a cultura.
4) Como deve ser o currículo nos anos iniciais do ensino fundamental? a) Construir um currículo pronto, que deve ser apresentado aos alunos logo que se inicia o ano letivo, de modo que o professor possa executá-lo fielmente como está no papel. b) Contemplar exclusivamente atividades referentes a leitura e escrita.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.