A seguir, as principais datas das navegações espanholas:
A seguir, a principais etapas da expansão espanhola:
A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.
Vasco Núñez de Balboa foi quem descobriu o Oceano Pacífico ao cruzar o istmo do Panamá e Fernão de Magalhães cruzou este mesmo oceano e descobriu Guam e Filipinas em 1521. Cristóvão Colombo. Hernán Cortés foi o conquistador espanhol do México onde habitavam os Maias. ... Fernão de Magalhães.
Verificado por especialistas. Sobre a expansão marítima européia, temos que o marco inicial dessa expansão foi a tomada de Ceuta, no norte da África, pelos portugueses, no ano de 1415. ... Importante notar que a expansão marítima europeia se deu como forma de descobrir novos territórios para que servisse a colonização.
Inicialmente, eles chamaram o local recém-conhecido de Índias Ocidentais. Colombo conseguiu chegar à Espanha para comunicar sua “descoberta” aos Reis Católicos, em 1493, voltando posteriormente em mais três viagens ao novo continente, explorando as ilhas do Caribe e a costa oriental da América Central.
A conquista de Ceuta foi o marco inicial da expansão ultramarina portuguesa. A aventura portuguesa recebeu o nome de “Périplo Africano”, pois alcançou as Índias contornando a África no decorrer do século XV. À medida que descobriam novas regiões, criavam feitorias.
Na época, os reis espanhóis investem no projeto de criação de uma rota que dava acesso às Índias através da navegação do Atlântico rumo a Oeste. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em princípio, a ideia era de que a circunavegação da Terra pudesse oferecer um novo acesso ao continente indiano.
Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima. O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.
As Grandes Navegações Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.
As Grandes Navegações, conhecidas também como Expansão Marítimo-Comercial Europeia, consistiam em viagens que utilizavam-se de rotas alternativas para chegar às Índias. O objetivo desse empreendimento era ter acesso aos produtos das índias, principalmente as especiarias, para revendê-los a alto custo na Europa.
Era dos descobrimentos (ou das Grandes Navegações) é a designação dada ao período da história que decorreu entre o século XV e o início do século XVII, durante o qual, inicialmente, portugueses, depois espanhóis e, posteriormente, alguns países europeus exploraram intensivamente o globo terrestre em busca de novas ...
Resposta. Exploração de novos continentes, busca por rotas comerciais para fazer importações e exportações como, por exemplo importar especiarias das índias (que eram fundamentais para ajudar na conservação de alimentos, já que na época não existia eletricidade, geladeira, etc).
Os navegadores enfrentavam durante as viagens marítimas a fome, o frio, a possibilidade sempre constante de naufrágios, contatos nem sempre amistosos com os povos nativos e uma série de doenças.
Muitos povos da América, África e Ásia foram conquistados e colonizados. Esse contato entre os europeus e os povos nativos teve profundas transformações para sempre na vida de ambos. ÁSIA A descoberta de um caminho marítimo para a Ásia intensificou os contatos entre os europeus e alguns povos asiáticos.