Essa inflamação pode ser causada por outras doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, herpes, clamídia e infecções bacterianas. Outra causa possível para a Cervicite é a sensibilidade causada por determinados produtos químicos, como os dos espermicidas das camisinhas e até mesmo dos tampões vaginais.
A cervicite costuma ser causada por uma doença sexualmente transmissível, mas pode ser causada por outros quadros clínicos. Os sintomas mais frequentes são um corrimento incomum na vagina e sangramento vaginal entre as menstruações ou depois de ter relações sexuais, mas, às vezes, a mulher não tem nenhum sintoma.
A colposcopia é um exame ginecológico feito em laboratório, realizado por ginecologistas ou a pedido deles, capaz de observar o colo do útero, vagina e vulva.
Boa tarde, normalmente o ideal é não ter relação sexual por 30 dias após o procedimento em colo uterino, tanto para reduzir risco de infecção, quanto não atrapalhar a cicatrização.
Ferida, erosão ou ectrópio são lesões do colo do útero que podem ser congênitas ou provocadas por infecções. O tratamento, após verificada a causa da infecção, é geralmente feito por cauterização do colo de útero, e às vezes até cirurgia. O que determina a evolução é a causa da ferida.
Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero
7. Sangramento após a cauterização é normal? “Pequenos sangramentos vaginais podem ocorrer no decorrer dos dias e é muito comum as pacientes observarem uma descamação maior entre 10 a 15 dias após. Isso porque o tecido do colo do útero vai se regenerando após a lesão térmica causada pela cauterização”, explica Maura.
As vezes podem ocorrer pequenos sangramentos e dor. Após a cauterização podem ser usados cremes para ajudar no processo de regeneração, e as relações sexuais devem ser evitadas por um período de pelo menos 15 dias.
Recuperação do procedimento. Após a cauterização, é recomendável que a mulher fique de uma a quatro semanas sem ter relações sexuais, a depender da rapidez da cicatrização.
Eletrocauterização, ou simplesmente cauterização, é um procedimento cirúrgico destrutivo. Para que seja realizado, é necessário primeiro limpar o local da excisão; em seguida, aplica-se uma injeção local de anestésico com ou sem vasoconstritor (para controlar possíveis sangramentos).
Posso beber e depois fazer a cauterização no colo do útero? Sim, não há contra-indicação.
É aconselhado apenas evitar relação sexual por algumas horas. “Já após o procedimento com aparelhos, com várias camadas são destruídas, há necessidade de ficar pelo menos 15 dias sem relação sexual.
"Fumar ou beber em excesso, e o uso de drogas, afetam o sistema de defesa do organismo, fazendo com que o HPV atinja a mulher com maior facilidade", ressalta a ginecologista. Como o uso do preservativo não exclui a possibilidade de transmissão do vírus, o risco cresce junto com o número de parceiros sexuais.