EQST

Quais Foram As Mudanças Ocorridas Na Sociedade No Fim Da Idade Mdia Como Aconteceu A Centralizaço Do Poder Nas Mos Dos Reis?

Quais foram as mudanças ocorridas na sociedade no fim da Idade Média como aconteceu a centralização do poder nas mãos dos Reis?

Uma das mudanças mais significativas do período foi a centralização do poder, e isso entendemos como o fortalecimento da posição do rei e a formação dos Estados Nacionais, governados por monarquias. O fortalecimento da posição do rei aconteceu à medida que as relações feudais e de vassalagem enfraqueciam-se.

Qual era o interesse dos comerciantes na centralização do poder nas mãos dos Reis?

Resposta. Resposta:A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.

Quais fatores levaram à concentração do poder monárquico nas mãos dos Reis?

Resposta: A crise econômica e a perca de poder do senhores feudais contribuíram para a centralização do poder nas mãos dos reis. Com as inovações tecnológicas os burgueses estavam interessados em unificar pesos, medidas e moedas e em eliminar as taxas feudais, essas circunstâncias acabaram aproximando burgueses e reis.

Que fatores contribuíram para a centralização do poder nas mãos dos Reis durante a baixa?

Resposta. Resposta: 1-A crise econômica e a perca de poder do senhores feudais contribuíram para o encontro do poder nas mãos dos reis. Com as novidades tecnológicas os burgueses estavam interessados em cortar pesos, medidas e moedas e em eliminar as taxas feudais, essas atitudes acabaram aproximando burgueses e reis.

Quais foram os principais fatores que contribuíram para a Centralização monárquica?

1. Condições para a centralização monárquica

  • Fatores socioeconômicos: a aliança rei-burguesia. ...
  • Fatores políticos e religiosos: os nobres e a Igreja perdem seu poder. ...
  • Fatores culturais. ...
  • Apoio da burguesia e política financeira do Estado. ...
  • Fortalecimento militar: os exércitos nacionais. ...
  • A diplomacia.

O que favoreceu a centralização do poder político dos Reis?

Resposta: Com isso o processo de centralização política aumentou em torno do rei, na medida em que os reis exigiam que seus vassalos se subordinassem a seus tribunais. Dessa forma a nobreza que era dividida entre varias famílias com interesses diversos e o clero perdem poder e espaço político.

Como ocorreu a centralização do poder ou formação do Estado?

O processo de centralização do poder da burguesia se deu por meio do enriquecimento e da formação dessa classe que, aos poucos, foi unindo-se. ... A burguesia começou a substituir a nobreza, por assim dizer, visto que ela proporcionava o pagamento de altos impostos necessários para manter os gastos dos reinos.

Como ocorreu a centralização?

Essa organização do poder é chamada monarquia feudal e sua principal característica era a fragmentação do poder. A partir do século XI, em algumas regiões da Europa, as monarquias feudais iriam servir de base para a formação de governos centralizados: é o caso da França, da Inglaterra e de Castela (atual Espanha).

Como ocorreu a centralização do poder na França?

Somente no século XII, ainda durante a dinastia capetíngia, o processo de centralização política francês foi iniciado pelo rei Filipe II. ... A partir de então, o rei francês criou um articulado corpo de funcionários públicos que deveriam impor a autoridade real em oposição aos senhores feudais.

O que tornou possível o processo de centralização?

O processo de centralização política nas mãos do rei foi o símbolo da formação dos Estados Modernos na Europa, os exemplos mais clássicos desse processo foram Espanha, Portugal e França. As mudanças na forma de governar tornaram mais claras as diferenças entre o mundo moderno e o mundo feudal.

Porque a centralização do poder interessa a burguesia?

A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade Moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.

Quais os motivos que levaram a burguesia fazer aliança com os reis?

Resposta. É simples! Os burgueses precisavam de mais liberdade comercial e mais proteções contra importações. ... Os burgueses também ajudaram os reis nas tarefas como acabar com rebeliões, equipando e financiando o exército nacional, empréstimos de dinheiro e etc..

Quais os motivos das alianças entre os reis e a burguesia?

A aliança entre Rei e burguesia, ou seja, entre monarquias centralizadoras nacionais e os “senhores do comércio”, se deu por meio de um acordo de benefícios e vantagens mútuas.

Quais os interesses da burguesia em criar uma aliança com os reis?

os reis viram que o aumento de produção nacional gerava mais impostos... dessa forma, passou a apoiar a produção nacional e a taxar pesadamente as importações.... além disso, os burgueses ajudaram os reis na tarefa de acabar com as rebeliões, financiando e equipando o exército nacional, emprestando dinheiro, etc.