Mobilização refere-se a movimentos passivos acessórios de jogo articular executados gentilmente em baixa velocidade pelo terapeuta. Estes últimos podem ser executados ritmicamente numa série de oscilações ou num único movimento executado vagarosamente.
A manipulação é um ajuste que envolve um movimento curto, de alta velocidade e baixa amplitude, que empurra a articulação além de sua faixa normal (barreira anatômica) de movimento, em oposição a mobilização, onde a articulação é movida dentro de sua amplitude normal de movimento.
* * * Técnicas de tração articular A tração se refere à técnica, que envolve puxar um segmento articular para produzir algum tipo de separação das duas superfícies articulares. Função: A tração pode reduzir a dor e a hipomobilidade articular.
A manipulação articular é uma técnica de terapia manual utilizada para aliviar a dor, melhorando a amplitude de movimento causada por disfunções articulares, agindo principalmente nas alterações geradas sobre mecânica articular.
A principal diferença entre as duas técnicas é que o RPG é um método estático, em que o paciente é colocado em uma postura pelo fisioterapeuta. Já o Pilates é um método dinâmico, permitindo que o paciente tenha mais autonomia durante as sessões e aprenda a respeitar os limites impostos pelo corpo.
Para fazer o curso de RPG, é necessário ser fisioterapeuta já formado. O curso básico de RPG tem a duração de cinco semanas, com 300 horas aula.
O tratamento de RPG é indicado não só para as pessoas que apresentam desvios posturais, mas também para problemas como dor, desconforto que afete a capacidade de se mover ou permanecer em uma mesma posição por um período de tempo.