L'influence des États-Unis dans la science géographique brésilien a été mis en évidence par la question de la méthode quantitative basée sur la science statistique et des mathématiques. La critique épistémologique de la géographie quantitative est importante pour l'amélioration de la pensée critique.
Contexto histórico. Usada como um forte instrumento do poder estatal uma vez que podia manipular dados através de resultados estatísticos, a Geografia Quantitativa predominou na Grã-Bretanha e EUA principalmente na década de 1960 e até meados da década de 1970.
A Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa ou Nova Geografia, é uma corrente de pensamento que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia.
A Geografia Quantitativa, também conhecida por Geografia Pragmática, Teorética ou até mesmo Nova Geografia, diz respeito a área de estudo sobre a análise espacial usando dados numéricos e estatísticos. ...
A expressão foi criada na obra "A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra", de Yves Lacoste. ... A produção geográfica anterior a esta época pregava a neutralidade e excluía os problemas sociais, devido à concepção de que tais temas não eram geográficos.
Geografia marxista é uma geografia crítica que utiliza as teorias da filosofia e do marxismo para examinar as relações espaciais da geografia humana. ... Para compreender as relações geográficas, a estrutura social também deve ser examinada e sua base deve ser alterada, segundo a geografia marxista.
A geografia crítica, também chamada geocrítica, é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.
Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar.
Os principais conceitos da Geografia, nesse sentido, são: lugar, paisagem, região e território.
As categorias da geografia são fundamentais para servirem de base para os estudos. O uso correto das categorias geográficas envolve a utilização de ferramentas que possibilita que consigamos observar, a analisar e a interpretar os fenômenos classificados em espaciais.
categoria temática Definição: Segundo a teoria X-barra, as principais categorias lexicais (ou tem ticas) - nome, verbo, adjectivo e preposi o - s o definidas pela associ o de dois tra os categoriais b sicos.
As categorias servem para descrever sua empresa e alcançar os clientes que pesquisam os produtos ou serviços que você oferece. Dependendo do tipo de empresa que você administra, sua categoria também pode ser usada para atribuir um marcador de lugar à empresa.