mosca-das-frutas
Os fungicidas à base de cobre (Oxicloreto de Cobre, Óxido de Cobre e Hidróxido de Cobre) são eficientes contra a antracnose, mas são fitotóxicos às flores não devendo ser utilizados durante o florescimento.
Proteja o ramo podado com pincelamento de pasta à base de cobre ou tinta látex. Atenção ao ataque de pragas como cochonilhas nas folhas e no tronco da mangueira, além de perfurações por brocas nos ramos. Procure por um engenheiro agrônomo da região para obter as orientações sobre o controle químico.
CUIDADOS Misture com a terra 20 litros de esterco de curral curtido, ou orgânico similar, mais 250 gramas de superfosfato simples e 250 gramas de calcário, para a adubação. A poda deve ser feita desde o primeiro ano de plantio, dando forma à copa.
A melhor época para se fazer podas de formação na mangueira (Mangifera indica L.) é este mês e durante as chuvas do final do ano. O clima quente e úmido ajuda no rápido desenvolvimento de sua copa.
A mangueira quando plantada de semente pode levar de dois a sete anos para florescer e produzir frutos. Se reproduzida por enxertia, no entanto, pode frutificar ainda no próprio viveiro de mudas. Assim, se aos cinco anos a mangueira ainda não produziu, então ela foi plantada de semente.
Mais ou menos uns 100/110 anos. Pode variar de acordo com o clima e o estado no qual ela ficar.
ESPAÇAMENTO Conduzida com poda, para mantê-la baixa e com a copa aparada, a mangueira tem nos dias de hoje um plantio mais adensado, com medida sugerida de 7 x 6 metros a 6 x 4 metros. O tamanho das covas recomendado é de 40 x 40 x 40 centímetros.
O recomendado para evitar as perdas é fomentar a incidência dos raios solares, realizando frequentemente a poda de limpeza, com a eliminação de galhos secos, e evitar que a árvore seja machucada na colheita. Além disso, a visita de um especialista pode ajudar a prevenir e a solucionar esse tipo de questão.
Embora a umidade também seja alta mais ao Norte do país, o calor contribui para um ambiente favorável para a frutificação da mangueira. A planta de manga gosta de clima quente e seco no período de florescimento, que ocorre de junho até agosto.
Os períodos de dormência são curtos nas plantas jovens, mas podem durar mais de oito meses nas plantas adultas. A floração espontânea ocorre de janeiro a março, no hemisfério norte e de junho a setembro, no hemisfério sul.
Entre os reguladores vegetais utilizados na cultura da mangueira, o uso do paclobutrazol (PBZ) tem permitido manejar o crescimento vegetativo necessário ao manejo da floração. O incremento na produtividade é determinado pela fixação e massa de frutos.
Vários agentes têm sido descritos como polinizadores da mangueira. Além da auto-polinização e da ação do vento, vários insetos (abelhas, formigas e moscas) tem uma importante participação neste processo.
Luz: a mangueira requer radiação solar abundante para entrar em floração e frutificar com pelo menos, 2.
Implantação do pomar Os estudos básicos compreendem o levantamento das características climáticas, físico-químicas do solo, com definição do tipo de solo e da profundidade, além dos recursos hídricos disponíveis, no período mais seco do ano.
As flores secas de manga contém 15% de taninos, servem como adstringente em casos de diarreia, disenteria crônica, catarro da bexiga e uretrite crônica resultante de gonorréia. ... A decocção do caroço do fruto e pó serve como vermífugos e adstringente em tratamento da diarreia, hemorragias e sangramento de hemorroidas.
A casca da manga contém vitaminas A e C, que melhoram a saúde da pele e fortalecem o sistema imunológico, e é rica em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e ajudam na perda de peso. Veja também os benefícios da manga.
Além disso, a acerola ajuda a combater o estresse, fadiga, problemas do pulmão e do fígado, varicela e poliomielite, por exemplo, já que possui propriedades antioxidantes, remineralizantes e antiescorbúticas.
Jambo é rico em antioxidantes Bem, de uma forma geral ele combate os radicais livres, que são moléculas tóxicas que impedem o bom funcionamento do corpo. Aliás, como o próprio nome indica, ele impede a oxidação das células, que pode gerar o envelhecimento precoce ou mesmo o câncer.
As folhas do Jamelão também têm propriedades hipoglicemiantes, podendo ser usado na diabetes. Além disso, o extrato das folhas apresenta ainda ação antiviral, anticarcinogênica, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica.