Diz-se de uma pessoa pamonha alguém que é considerado molenga, idiota ou bobo. ...
O milho para pamonha não pode estar nem muito maduro nem muito verde. Rozely espreme os grãos com a unha, se estiverem úmidos, estão no ponto da pamonha. ... É mais rápido, mas é preciso destreza para ralar o milho sem atingir o sabugo ; se isso acontecer, a pamonha ficará amarga.
Quando pronta, a pamonha não pode estar muito mole. Por isso, é recomendável retirá-la da panela e deixar resfriar sobre uma bancada por 15 a 20 minutos, até que adquira a consistência final. "Quanto mais firme, melhor para comer", observa o proprietário do Cantinho da Pamonha.
Amido de Milho: Se você usar espigas bem amarelas não vai precisar do amido extra, mas se usar o milho mais branco ou congelado como eu usei ai vai precisar, pois ele não endurece tão fácil sem essa adição. Mas não se preocupe não vai ter sabor de amido, pois ele será cozido junto com o milho no pacote.
Em paralelo, é preciso ferver as liguinhas (elásticos) que vão amarrar as pamonhas (de cores variadas para diferenciar cada tipo), pois elas são polvilhadas de um pó pra evitar que grudem umas nas outras, e se a gente usar sem ferver previamente, várias vezes, trocando a água, a pamonha fica com gosto de elástico, eca!
Primeiro você vai tirar os grãos dos milhos com uma faca, mas não corte muito no sabugo do milho, pois amarga a canjica, tente retirar apenas os grãos. Depois você vai passar os grãos dos milhos com o leite de coco no liquidificador, bem passado, e vai peneirar e já colocar na panela.
Elástico de dinheiro - 9 utilidades que você não conhecia
Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
As cascas voce vai colocando numa bacia e depois completa com água fria e deixa ela lá.. vai trocando essa água por uns 5 dias (aqui em casa foram exatos 5 dias) para sair todo o amargo da laranja. Se quiser bate o dedo na água e experimenta, quando não sentir mais o amargor, tá pronto!
Uma dica: retire a espuma que se forma em cima da fervura, isso pode deixar a geleia amarga. Por fim, acrescente as cascas da laranja. Mas ante, para tirar aquele gosto forte da fruta, coloque as cascas em uma panela com água, junto com uma colher de bicarbonato de sódio. Assim que ferver, lave as cascas em água fria.
Colocar as cascas da tangerina em água fervendo durante 1 minuto para retirar o excesso de amargor. Em seguida é só coar. Coloque o suco em uma panela e adicione 2 xícaras de açúcar. Mexa bem para dissolver e só depois ligue o fogo alto.
Pique a casca e cubra com água fria dentro de uma bacia plástica – como são leves e tendem a boiar, coloque um prato pesado por cima para que fiquem bem cobertas com a água). Escorra e coloque água limpa a cada 12 horas. Em 7 ou 8 dias todo o amargor já deverá ter saído.
Faça um molho. Se você gosta de molho de manga ou de laranja, tente fazer com uma toranja. Corte-a em cubos e misture com laranja lima, cebolas caramelizadas, jalapeño cortado e abacate. Coloque sobre biscoitinhos de sal, em cima de um salmão, misture com a salada ou onde você normalmente colocaria um molho.
Passar bastante sal na cidra para ferir a casca e retirar um pouco do amargo natural da fruta. Deixar pelo tempo aproximado de duas horas esse sal na fruta.
grapefruit
O "grapefruit" (ou toranja) é um ingrediente pouco conhecido no Brasil, com exceção, talvez, dos Estados do Sul, onde é chamado de pomelo. "Não tem muita aceitação no Brasil, mesmo o país sendo o maior produtor mundial de cítricos.
Toranja ou "grapefruit", você já ouviu falar? Pertencente ao grupo das frutas híbridas, embora não seja muito popular, pode ser tranquilamente encontrada em mercados ou hortifrútis do país.
A ABOBRINHA pode ser substituída por abóbora japonesa, berinjela, chuchu e moranga, que são fontes de minerais. Coloque-os na lasanha (foto), por exemplo. A BANANA pode ser substituída por abacate, mamão e morango, que ajudam a regular as taxas de colesterol.
Confira e aprenda!
Para colorir o prato em lugar da cenoura, a melhor escolha é a abóbora. Os dois legumes são ricos nas vitaminas A e B6. Comer inhame ou batata doce em vez de batata inglesa pode deixar a refeição mais saudável.