Os sinais e sintomas indicativos da histiocitose podem variar de acordo com o local em que há maior presença de histiócitos....Dessa forma, os principais sintomas são:
Novamente citando Aschoff,2 os histiócitos seriam as células do sistema reticuloendotelial que se localizam nos tecidos conjuntivos. Morfologicamente, tais células apresentam um núcleo oval ou reniforme com diâmetro celular que varia de 10 a 25mm e relação núcleo/citoplasma de 1:1.
A histiocitose X compreende um grupo de distúrbios do sistema reticuloendotelial, que se caracteriza pela proliferação de macrófagos anormais (histiócitos), havendo ou não reação inflamatória de eosinófilos, neutrófilos e células mononucleares associadas, comprometendo tegumento, ossos, vísceras e determinados órgãos.
As células superficiais são as células mais maduras do epitélio escamoso cervical. O citoplasma é claro-brilhante, transluzente e levemente cianofílico ou eosinofílico, dependendo do grau de queratinização. As margens celulares são proeminentes.
Essas células se desenvolvem a partir das células parabasais por diferenciação posterior. As células intermediárias possuem uma forma poligonal e isodiamétrica com citoplasma cianofílico, transluzente, claro, brilhante e margens celulares bem delimitadas.
Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.
A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.