Entre as limitações estão: exige motobomba potente; sensível à interferência do vento; impacto das gotas no solo; vida útil das mangueiras e rendimento médio. A Figura abaixo mostra o esquema de funcionamento com um sistema de Autopropelido com cabo e tração.
Para fazer a irrigação, você só precisa levar o carretel até um ponto da plantação e ligar a motobomba. A própria pressão da água vem recolhendo a mangueira do carretel, automaticamente, e fazendo a irrigação por faixas.
No método da irrigação localizada, a água é aplicada com emissores em partes da área ocupada pelas raízes das plantas, formando uma faixa úmida. Os emissores são: pontuais (gotejadores), lineares (tubo poroso ou “tripa”) ou superficiais (microaspersores). A distribuição da água acontece através do solo.
Para irrigação localizada acrescentar curva de nível de metro em metro e locação das linhas de plantio. Caso não haja a planta, fazer um croqui da área com as seguintes indicações: Formato de área com suas dimensões; Aonde se localiza o ponto mais alto do terreno e a distância entre este e o ponto de captação de água.
Então, em cada hectare de grama tifton, seriam necessários 40 mil litros de água diariamente./span>
O investimento pode variar entre R$ 8 mil e R$ 16 mil por hectare, sendo que o valor vai depender da distância entre a lavoura e o ponto de água, a condição climática e a topografia da região./span>
Resumindo
Medir distâncias e áreas
No mapa, passe o cursor sobre um ponto e clique em um ponto de partida para sua medição. Em seguida, passe o cursor sobre outro ponto e clique em um ponto de destino. A medição será mostrada na janela "Régua". Para salvar suas medições, clique em Salvar.
Etapa 1: adicionar o primeiro ponto