A poesia lírica de Camões tem com principais temas o discurso sobre o amor e o destino do ser humano. ... As poesias camonianas, como todos os poetas que buscam por meio da expressão filosófica a explicação e expressão do amor cristão, possuem uma estreita relação com as idéias de Platão acerca do que seja esse amor.
Os principais temas são o amor, além da mutabilidade que apresenta o mundo. Camões foi um dos maiores poetas de Portugal, de tradição portuguesa, tratava do amor de forma bela, e suas obras reverberam até a atualidade em decorrência da riqueza de detalhes diante do que compunha acerca do amor, seu principal tema.
As principais características da poesia camoniana se ligam ao conjunto retórico que definia a arte clássica renascentista: equilíbrio, obediência a regras, racionalismo e universalismo.
Em forma de soneto clássico, uma das possíveis formas de poesia, consiste assim em quatro estrofes: as duas primeiras, feitas em quatro versos (quartetos), e as duas últimas, feitas em três versos (tercetos). ... No poema Amor é fogo que arde sem se ver, as preposições aparecem nos dois quartetos e primeiro terceto.
Resposta. Resposta: 1. O tipo de amor cantado é o idealizado, pois o amor só se realiza no campo das ideias, do desejo, não se concretiza fisicamente.
Então essa frase seria algo como "o vencedor servir a quem vence", ou seja, trata-se de humildade, de ser bom com os outros e com a vida, independente de ganhar ou perder; e, mesmo se for vencido por alguém, saber tratar aquela pessoa com cuidado do mesmo jeito.
Resposta. Explicação: poeta (geralmente uma pessoa que tem muito domínio da língua e sensibilidade/criatividade para escrever) e são produzidos para todas as pessoas de forma geral.
Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos).
A característica formal do vilancete é conter dois ou três versos como mote, seguido de uma glosa de uma ou mais estrofes de sete versos.
Significado de Vilancete substantivo masculino Antiga composição poética de caráter campesino, constituída por um terceto (dito mote) glosado em duas ou mais oitavas (ditas voltas), cujo verso final repete integral ou parcialmente um dos versos do terceto.
Vilancete, vilancico ou vilhancico (em catalão: Villancet) era uma forma poética comum na Península Ibérica, na época da Renascença. ... A diferença entre o vilancete e a cantiga depende do número de versos no mote: se houver 2 ou 3 é um vilancete, se houver 4 ou mais é uma cantiga.
Os poemas de formas fixas são poesias do gênero lírico. Eles seguem sempre a mesma regra segundo a quantidade de versos, estrofes e o esquema de rimas.
Poemas com estrutura fixa:
Há poemas que têm uma forma fixa, isto é, submetida a regras determinadas quanto à combinação dos versos, das rimas ou das estrofes. Assim o soneto, o rondó, o rondel, a balada, o cantoreal, o vilancete, a vilanela, a sextina, o pantum, o haicai e a quadra popular.