Baseada no neopositivismo lógico, essa nova corrente geográfica surgiu com a necessidade de exatidão, através de conceitos mais teóricos e apoiados em uma explicação matemático-estatística. As principais características dessa corrente geográfica são: - Todo o conhecimento apoia-se na experiência (empirismo);
Princípios da geografia, são eles: Extensão, analogia, causalidade, atividade e conexão.
Para a construção de um raciocínio reflexivo sob essa ótica, são enfocados os princípios geográficos como instrumentos de análise referencial – extensão- localização, causalidade, analogia, conexidade e atividade – numa perspectiva de visão atual do espaço geográfico.
Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar.
Verificado por especialistas. São exemplos de conceitos utilizados para a análise geográfica: C) Território, paisagem e lugar. Um território é uma porção do planeta que possui proprietários ou um governo como soberanos ou gestores, como o território de um país ou de uma cidade.
Em linhas gerais, o espaço geográfico pode ser entendido como o espaço modificado pela ação humana. Assim, é composto pelo espaço natural e pela sociedade, e se encontra em constante processo de construção e transformação.
A geografia é uma ciência que possui conceitos e especialidades distintas. A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas.
Abrange: Geografia cultural, economica, histórica, politica, populacional, social e turisticaGeografia Física • Foco a natureza existente em uma região. Geomorfologia – estuda a superficie da terra e os processos na qual ela é formada (clima, vegetação, relevo).
No desenvolvimento de um conceito para seu projeto toda a ideia é válida. Não restrinja sua criatividade pela existência de limitações técnicas ou financeiras, por exemplo. Anote e desenhe todas as ideias que vierem à cabeça. Se você acha que as pessoas devem andar por cima de seu edifício, registre isso.
1. Faça uma viagem virtual para ter ideias de conceito de arquitetura. Antes de começar a traçar as primeiras linhas de um conceito para projeto arquitetônico, faça um passeio virtual por algumas das principais cidades do mundo. Busque referências variadas que possam ser úteis na definição do conceito do projeto.
Acho que a melhor maneira de interpretar o significado do termo “partido arquitetônico” é encara-lo como o ponto de partida de um projeto, o conceito inicial e que gera um embasamento teórico às decisões relativas a forma, função e tecnologia.
Em Interiores, é comum a confusão entre tema e conceito. ... O conceito, um guia norteador, imprime aos espaços um caráter singular que liga todos os elementos de projeto, correspondendo à identidade do usuário e conferindo integridade ao resultado final, com máxima correspondência entre conteúdo e forma.
O que é projeto de interiores? O projeto de arquitetura de interiores é o planejamento de tudo que se pretende fazer com o espaço físico disponível, aliando praticidade, funcionalidade e estética.
Acredita-se que a história do design de interiores teve origem no Egito Antigo, mais de mil anos antes de Cristo. Na época, os egípcios construíam suas casas com barro e decoravam com mobiliário de madeira, tapetes de palha, de tecidos e de peles de animais.
O designer de interiores planeja e projeta os mais diferentes espaços internos residenciais, comerciais e institucionais, distribuindo os elementos pensando na estética, conforto, saúde e segurança dos usuários — e, é claro, na funcionalidade do local.