A curva chave representa a relação cota-descarga de uma dada seção transversal, sendo que a partir de uma determinada altura de água pode-se calcular a vazão correspondente.
A curva chave relaciona a cota do escoamento fluvial com a vazão escoada. A série histórica de vazões é utilizada na determinação da curva de permanência de uma determinada estação fluviométrica.
Como fazer um histograma no Excel
A curva de permanência é uma função que caracteriza a freqüência da oferta das vazões, o que permite avaliar a disponibilidade frente às demandas de um rio.
Para determinar Q7, 10 são necessárias duas etapas a primeira calculando o Q7 para todos os registros históricos e a segunda seria uma distribuição estatística para determinar as vazões mínimas a partir dos resultados encontrados para o Q7, Gumbel e Weibull são as distribuições mais utilizadas neste método, o mesmo foi ...
A forma do hidrograma unitário depende da duração da chuva. Para determinar o HU em uma bacia hidrográfica, é necessário dispor de registros de vazão e precipitação simultâneos. Recomenda-se identificar eventos causados por chuvas que tenham uma duração entre 1/3 a 1/5 do tempo de concentração.
Função FREQUÊNCIA no Excel
Determina-se a frequência absoluta através da função CONTAR.SE [COUNTIF]. Esta função calcula o número de células que não estejam em branco e que obedeçam a um determinado critério.
O cálculo é bem mais complexo porque envolve muitas conversões, mas preparamos um passo a passo:
Resposta. Você precisa dividir o numero de alunos presentes, pelo numero total de alunos. Exemplo:uma sala tem 50 alunos ao total e no dia de hoje estiveram presentes 42 alunos. isso significa que no dia de hoje compareceram 84% dos alunos.
Para calcular a proporção, você deve dividir o tamanho da amostra (valor menor) pelo valor total. Considerando o exemplo acima, onde de 150 questões, 105 foram respondidas corretamente, a amostra é o valor de 105 e o valor total é de 150. Então, basta dividirmos 105 por 150. O resultado será 0,70 ou 70%.
Se você zerar o horário do dia em que ele não veio trabalhar, verificará que na coluna referente atrasos/faltas aparecerá a quantidade de horas, no qual estão em decimais, para transformar em horas, e só multiplicar por 60, os digitos após a virgula (lado direito), exemplo = 8,80 transformando em horas seria 8,48 (0,80 ...
Quanto às faltas O ponto de partida é o mesmo: acha-se o valor da hora de trabalho multiplica-se pelo número de horas de atraso achando-se o valor das "faltas e atrasos". total de [790,32] / 220 horas = 3,59 reais por hora. Tendo atrasado 2 horas: 2 * 3,59 = 7,18 reais. O DSR é descontado de acordo com a Lei n.
A hora é entendida da seguinte forma pelo Excel. Qualquer hora no Excel é uma fração de dia, por exemplo 12:00 h seriam 0,50 em decimal enquanto que 24:00 h seriam 1 em decimal. Entendendo isso, basta você multiplicar este valor por 24 para colocar na mesma base.
Tomando por base a explicação acima, entende-se que para transformar minutos em horas basta dividir o valor por 60. Por exemplo, 240 minutos equivalem a 4 horas, pois 240 / 60 = 4. Já para transformar horas em minutos, basta fazer a operação contrária, ou seja, multiplicar por 60.
O Excel permite criar uma planilha para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, almoço, retorno e saída da empresa. Nos cálculos, também é possível descobrir se a pessoa está fazendo hora extra ou devendo horas, para contar folgas ou faltas.
Para que a planilha funcione corretamente, as colunas de “B” até “E” precisam estar com os campos formatados como horas. Faça isso já na criação do documento, selecionando cada planilha, clicando o botão direito do mouse e acessando a opção “Formatar células…”.
Uma das formas de controlar o banco de horas é a utilização de planilhas. Com elas, você pode centralizar todas as informações em relação à jornada de trabalho dos seus colaboradores.
Uma das formas mais práticas de controlar o banco de horas é usando uma ferramenta online. Existem várias opções — diversas delas gratuitas — que, muitas vezes, têm um cronômetro que permite saber quanto tempo é necessário para cada atividade. Isso ajuda a ter mais dados para determinar prazos e precificar projetos.
Converter de Horas em Dias....Horas em Dias.