Os aços para cementação são, portanto, de três tipos : a) aços-carbono; b) acos-liga de baixo teor em liga; c) aços-liga de alto teor em liga.
Método de dureza Rockwell Nesse método, o resultado é lido diretamente na máquina de ensaio; além da rapidez maior, este método elimina o possível erro de medição que depende do operador.
O ensaio de dureza Brinell consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço temperado, de diâmetro D, sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga F, durante um tempo t, produzindo uma calota esférica de diâmetro d. A dureza Brinell é representada pelas letras HB.
A dureza Brinell ou HB (Hardness Brinell) é definida como o quociente, medido em Kgf/mm2, entre a carga aplicada e a superfície da calota esférica ou mossa deixada no material. A área da calota esférica é dada pela fórmula: π. D.p, onde p é a profundidade da calota.
É um ensaio dinâmico cuja impressão na superfície do material é causada pela queda livre de um êmbolo com uma ponta padronizada de diamante. Nos ensaios desse tipo, o valor da dureza é proporcional à energia necessária para deformar o material, e é representada pela altura alcançada no rebote do êmbolo.
Limitações da dureza Brinell (desvantagens) Não serve para peças que sofreram tratamentos superficiais, ex: cementação, nitretação,etc. Superfícies não planas não são propícias para o ensaio Brinell, pois acarreta erro na leitura do diâmetro “d”.
Este durômetro é adequado, dependendo do modelo, para medição da dureza de metais, plástico, borracha, têxteis. O durômetro é utilizado para o controle de entrada e saída na produção. ... Os outros aparelhos servem para determinar a dureza Shore de borracha, plásticos ou têxteis (versão com ou sem indicador de arrasto).
O durômetro submete as peças a uma pressão definida conforme o seu material e aplicada por uma mola calibrada. A profundidade de penetração define a dureza da peça. Um durômetro de bancada pode ser utilizado, por exemplo, no controle de qualidade de muitas peças.
O durômetro é um instrumento popular para medir a dureza de endentação de borrachas, plásticos e materiais com comportamento similar. Os tipos mais comuns de instrumentos são o Modelo A para materiais menos duros e o modelo D para materiais mais duros. A operação do instrumento é bastante simples.
A dureza Shore é um ensaio que avalia a dureza superficial de polímeros ou elastómeros. Contudo, a dureza Shore não se reflecte noutras propriedades como acontece com outros tipos de dureza não podendo, por isso, ser utilizado como modo de previsão da resistência ao desgaste ou a outra propriedade mecânica.
Como medir Para medir, pressione firmemente a base de apoio do durômetro contra a superfície do material a ser testado até que a base de apoio fique perfeitamente encostada na amostra. Neste momento o valor da dureza será indicado pelo ponteiro no mostrador do relógio.
O que é o Durometer (Shore durometer)? A dureza dos compostos de borracha é medida pelo durômetro Shore A; quanto maior o durômetro, mais difícil é o composto. A dureza de 70 durômetros deve ser usada sempre que possível, pois oferece a melhor combinação de propriedades para a maioria das aplicações de O-rings.
Aplicações: Junta de vedações, substituição de molas, revestimento de roldanas, acoplamentos, gaxetas, batentes, moldes, placas de desgaste, retentores, peças técnicas em geral. Indicado em situações onde não há espaço suficiente para alojamento de molas, matrizes e dispositivos em geral.