Não exigível Dentro do Balanço Patrimonial, o campo de passivos não exigíveis é onde é colocado o valor resultante da diferença entre os ativos e as obrigações da empresa. É considerado como o Patrimônio Líquido da organização, aquele que não tem natureza de dívida a ser quitada.
Passivo exigível a longo prazo são as obrigações de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. Na maioria das instituições, considera-se o "exercício", um ano civil corrido.
Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências.
Passivo exigível a longo prazo são as dívidas de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. Na maioria das instituições, considera-se o "exercício", um ano civil corrido. São exemplos os financiamentos, títulos a pagar, entre outros.
4. Qual é a diferença entre Exigível e Não Exigível? Exigível são dívidas com terceiros que, quando vencerem,serão exigidas (reclamadas) e Não Exigível são dívidas com os proprietários da empresa que não serão reclamadas.
Quando uma empresa apresenta um patrimônio líquido negativo, estamos falando de um cenário onde os prejuízos acumulados superaram os recursos aportados pelos sócios da empresa e os lucros acumulados. Em outras palavras, significa que está operando com recursos de terceiros, geralmente empréstimos.
Contabilidade Geral A equação patrimonial é a representação quantitativa do patrimônio de uma entidade. Se o passivo suplantar o ativo, tem-se a seguinte equação: a) Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.