Resposta. Porque o Sol ilumina a Terra de forma diferente em cada região, isso influencia o clima geral do planeta, gerando as zonas térmicas. Por exemplo, o Sol é mais incidente na Linha do Equador e por isso a região é mais quente.
O território brasileiro encontra-se majoritariamente entre os trópicos de Câncer e Capricórnio (zona intertropical) e uma menor parte localizada abaixo do trópico de Capricórnio e acima do Círculo Polar Antártico (zona temperada sul).
As Zonas térmicas da Terra, são as faixas compreendidas entre as linhas dos Paralelos. Também conhecidas como Zonas climáticas, elas se dividem em: a) Zona Polar Ártico -
Conheça os locais mais quentes e mais frios do planeta
Água Clara é a cidade mais quente do país pelo segundo dia seguido, diz Inmet.
Novembro é o mês mais quente da história, informa serviço da UE.
No Brasil há um predomínio de climas quentes porque o país está localizado em uma área de baixa latitude, próxima a linha do Equador, que é a região que mais recebe diretamente os raios solares durante todo o ano.
A Antártida detém o título de lugar mais frio do mundo com mínimas que chegam a -89,2° C, além do clima muito seco e ainda precipitação que pode até mesmo matar.
Urupema
Segundo o Epagri-Ciram, a temperatura chegou a 8,1°C negativos em Bom Jardim da Serra/Comunidade XV dias. Esta é agora a menor temperatura registrada no Brasil em 2020.
Temperaturas mais altas já registradas, por continente e país
Menor temperatura do mundo é atingida em experiência Utilizando um laser, cientistas norte-americanos conseguiram atingir a menor temperatura do mundo em laboratório, chegando próximo ao “zero absoluto”, 0 Kelvin (equivalente a -273 °C).
26 de maio
A capital teve neste domingo (7) o dia mais frio do ano, com 6,5°C, segundo a medição oficial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Mirante de Santana (zona norte).
A temperatura mais baixa já registrada foi de menos 89,2 graus Celsius, em 21 de julho de 1983.
A medição deixa para trás o recorde anterior de temperatura do ar mais fria conhecida no mundo natural: gélidos – 89°C, em 1983, na estação russa de Vostok, não muito longe do polo sul. Os seres humanos não podem inalar um ar tão gelado assim por mais que algumas respirações – pois provocaria hemorragias nos pulmões.
A temperatura mais baixa do planeta foi de -89,2 º C atingida em 21 de julho de 1983. A leitura se deu durante o inverno do Hemisfério Sul, na estação meteorológica de alta altitude de Vostok na Antártida.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a menor temperatura mínima já registrada no Ceará foi de 12°C, observada primeiramente em 13 de fevereiro de 1963, em Cratéus - localizada na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns.