A escolha do título “Pai Contra Mãe” fica evidente aqui: Cândido, por precisar do dinheiro da captura da escrava para manter seu filho (para ser um pai), acaba negligenciando e confrontando a mulher grávida, fazendo-a perder seu filho (a mãe perde para o pai no confronto).
A “roda dos enjeitados” ou “roda dos expostos” recebia crianças de qualquer cor e preservava o anonimato dos pais. A partir do alvará de 31 de janeiro de 1775, as crianças escravas, colocadas na roda, eram consideradas livres.
Cândido era muito bom em caçar escravos fugidos, porém com o tempo, os escravos já sabiam da sua eficiência e conseguiam fugir deles, bem como havia muito mais caçadores no mercado, o que diminuiu muito a procura pelo seu serviço.
Cândido Neves, o caçador de escravos, e a legitimidade dos resistentes. O problema da escravidão é um dos mais intricados na obra de Machado de Assis, além, evidentemente, de ser o mais vergonhoso de nossa história. ... Trata-se da estória de um caçador de escravos: Cândido Neves, o Candinho da intimidade da família.
A roda dos expostos sempre esteve ligada às instituições caridosas (abadias, mosteiros e irmandades beneficentes). Nela eram deixadas crianças cujos pais por alguma razão não as podiam criar. Formada por uma caixa dupla de formato cilíndrico, a roda foi adaptada no muro das instituições caridosas.