As teorias de liderança procuram explicar como certas pessoas se convertem em líderes. Estas teorias geralmente concentram-se nas características dos líderes, mas algumas tentam identificar os comportamentos que as pessoas podem adotar para melhorar as suas próprias habilidades de liderança em diferentes situações.
Dos estudos sobre a teoria dos estilos desde o início do século 20, destacam-se três. São eles: LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA e LIBERAL. Também sabemos que não existe um estilo correto, os três estão certos, porém, o grande desafio do líder é saber quando aplicar cada estilo.
Uma abordagem da liderança que enfatiza as características tanto dos seguidores como dos líderes, é a teoria de liderança do vínculo da díade vertical (VDV). A mesma consiste em unir duas pessoas hierarquicamente, como por exemplo, um gerente e um subordinado.
Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade. Direcionar é uma das principais funções administrativas que definem a atuação de um líder em relação à sua equipe.
Segundo KATZ, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é.
A teoria caminho - objetivo dentro do enfoque contingencial surge ressaltando a importância do liderado como um reduto motivacional dentro do processo da liderança é pouco conhecida no Brasil, mas muito valorizada dentro dos contextos americano, canadense e europeu (FIEDLER, 2010).
A liderança situacional é aquela em que o líder consegue se adequar ao momento, conduzindo de forma efetiva todos os colaboradores. Seu objetivo é fazer com que eles reajam positivamente, dando o melhor de si e alcançando os resultados esperados. Trata-se de uma teoria, desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth Blanchard.
A liderança situacional apresenta uma flexibilidade do líder ao identificar diferentes níveis de maturidade e agir de acordo com essa avaliação. Em outras palavras, o líder deve dominar diferentes estilos de liderança e adequá-los ao momento dos seus colaboradores diante de cada tarefa.
O líder democrático é aquele que praticamente divide a tarefa de liderança com seus funcionários. Ele incentiva a participação de seus liderados em todos os projetos da equipe. ... Sabendo dividir bem suas responsabilidades com a equipe, esse tipo de chefe consegue altos níveis de rendimento e produtividade de seu time.
O líder democrático A principal característica desse tipo de profissional é a sua grande capacidade de administração participativa, partilhando as decisões e sempre apoiando o trabalho em equipe.
Nos novos e inovadores modelos de gestão, esse tipo de líder constrói consenso através da participação coletiva. Ele é o que chamamos de líder democrático, pois procura coordenar as pessoas de forma horizontal.
Liderança carismática é uma organização ou forma de autoridade, baseada no carisma do líder. O conceito adquiriu amplo uso entre os sociólogos. Outros termos utilizados são "dominação carismática" e "autoridade carismática". ... Estes tipos de líderes podem construir uma grande força em qualquer ambiente organizacional.
Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade. Mas, afinal, o que é um líder?
Liderança autocrática vs. ... Pesquisadores da área de gestão costumam concordar que há dois tipos básicos: a liderança autocrática, em que a autoridade está concentrada em uma única pessoa, e a liderança democrática, em que as pessoas sob a autoridade de um líder também têm voz no processo de decisão.
Principais Tipos de Liderança
Os principais tipos de líder
Existem três estilos mais comuns de liderança organizacional: o democrático, o autocrático e o liberal. Todos eles dizem respeito à forma como o líder conduz seu trabalho. Também têm relação significativa com o modo que as equipes se comportam no dia a dia.
O líder é peça essencial dentro das equipes, pois ele é o responsável por fazer a mediação entre os liderados e os objetivos da organização. Dessa forma, o líder tem como principal atividade a gestão da execução do trabalho dos colaboradores. A fim de que sejam alcançadas as metas, além de otimizá-las e dinamizá-las.