Explicação:por causa do esclarecimento proposto pelo iluminismo,século das luzes.
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
O Iluminismo foi um acontecimento histórico da Idade Média, que desenvolveu os conceitos sobre razão e racionalismo. Foi um amontoado de ideias sem explicação em que predominava o uso da razão. ... Ideias opostas aos pensamentos religiosos, desenvolvidos pelos representantes religiosos revoltados com a igreja.
( )Foi um amontoado de ideias sem explicação em que predominava o uso da razão. ( )O Iluminismo foi, portanto, um conjunto de ideias desenvolvida na Europa, sobretudo na França, que defendia o racionalismo como valor essencial da sociedade, daí a ideia de luz, em oposição ao que os iluministas consideravam trevas.
O Iluminismo. Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: - Mercantilismo.
As ideias iluministas chegaram ao Brasil no século XVIII. ... A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.
As ideias iluministas estão presentes nos dias de hoje nas formas de governo, modelos científicos, de educação e de economia que são predominantes no mundo ocidental. ... Na economia, defendiam a liberalização e defesa dos direitos naturais, lançando as bases para o que eventualmente se tornaria o capitalismo.