Abaixo, apontamos algumas técnicas de leitura que vão auxiliá-lo a ler mais rápido e melhor!
Durante a leitura, caso tenha dificuldade para entender um trecho ou algumas palavras, procure não interromper bruscamente a atividade. Você pode tentar desenvolver uma interpretação baseada no contexto e, de acordo com os acontecimentos seguintes, verificar se a sua visão faz sentido ou se é preciso refazê-la.
Leitura dinâmica: o que é e o passo a passo de como aprender a ler mais rápido!
Eis os seus conselhos para ler mais livros:
Como aprender mais rápido:
9 Dicas de como absorver o máximo de conhecimento dos livros
Como ler de forma mais eficiente
6 dicas para ler mais
A não ser que seja uma leitura para fins imediatos que auxiliem em sua subsistência. Assim, para ler, não é necessária uma técnica, mas uma motivação. E a única motivação fundamental é a aspiração pelo Infinito. Essa motivação pode levar você a compreender as coisas mais difíceis.
Técnica foi mais eficiente para a memorização do que ler em silêncio ou simplesmente ouvir outra pessoa falando. ... E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização.
Na hora de ler, onde tem as barras ( / ) separando o assunto, você faz uma pequena pausa para respiração. Agora escolha a palavra mais importante em cada assunto. Dê mais ênfase e destaque-a no momento da fala. Fale um pouco mais alto, mais animado, ou estique mais essa palavra.
Como na “leitura dinâmica”, procure visualizar frases inteiras na tela do teleprompter. Além de a fala sair com mais naturalidade, você evitará movimentar muito os olhos (o que caracteriza o uso de um teleprompter).
O ato de ler pode ser encarado como um ritual: procure um local tranqüilo, confortável e bem iluminado. Separe algo para beber e fique confortável (debaixo de uma mantinha quente ou de ar condicionado bem potente).
“Desde a nossa formação, o cérebro é uma máquina de aprender. ... Esse reconhecimento é uma propriedade do cérebro e funciona com qualquer idioma, desde que seja conhecido pelo indivíduo (sim, se você também fala inglês, por exemplo, conseguirá ler uma frase no idioma mesmo que todas as letras estejam embaralhadas).
Quando lemos, ativamos principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro, que é o da linguagem e o mais dotado de capacidades analíticas na maioria das pessoas, mas são muitas outras áreas do cérebro de ambos os hemisférios que são ativadas e intervêm no processo.
Não apenas nosso cérebro decifra a palavra embaralhada como consegue “premeditar” a palavra que vem na sequência. ... Lars Muckli, pesquisador do Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, explica que o cérebro humano constantemente antecipa o que vai sentir, ouvir ou ler.
O que não se sabia ainda de fato era a relação da leitura com o funcionamento do cérebro. Entretanto, pesquisas apontaram que o ato de ler literalmente exercita a nossa mente, ativando sinapses no cérebro e estimulando a memória e desenvolvendo o raciocínio.
O excesso de informações pode causar fadiga mental e deixá-lo tão cansado quanto quem se exaure fazendo exercícios físicos. Gosto de imaginar cada livro como uma janela que se abre.
São inúmeras as pesquisas que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. ... Além disso, uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, descobriram que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo.
A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente. ... A leitura nos dá as palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.
A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país.
Na escola, a leitura literária tem a função de nos ajudar a ler melhor, não apenas porque possibilita a criação do hábito da leitura ou porque seja prazerosa, mas sim, e, sobretudo, porque nos fornece, como nenhum outro tipo de leitura faz, os instrumentos necessários para conhecer e articular com proficiência o mundo ...