Contrações uterinas: o bebê vai nascer! No começo, você vai perceber que elas são espaçadas e não causam dor. Com o passar dos dias, ficam mais constantes e se parecem com cólicas menstruais. Depois, tornam-se cada vez mais intensas, e saem das costas em direção à barriga e aos quadris. É a hora de começar a contar.
As espinhas podem surgir logo no começo da gravidez, quando a progesterona e o estrogênio começam a aumentar.
O surgimento de espinhas hormonais relacionadas à menstruação são muito comuns na fase perimenstrual (10 dias antes da menstruação mais os dias de sangramento) (4, 8). As razões para o surgimento da acne hormonal ainda não são totalmente conhecidos, mas existem algumas teorias.
Normalmente, ao diagnosticar uma perda gestacional retida, o médico recomenda uma conduta cirúrgica, apesar da conduta expectante e farmacológica serem boas alternativas. A conduta cirúrgica baseia-se principalmente na técnica de dilatação e curetagem; entretanto, a aspiração também pode ser realizada.
No geral, a dor de cabeça é só um sintoma chatinho da gravidez, mas ainda assim é preciso acompanhar com cuidado. É que Zlotnik explica que a dor associada a outros sintomas, como pressão alta, enjoo e alterações visuais, podem ser sinal de pré-eclâmpsia –pressão arterial elevada na gestante.