Art. 2º Fica vedado o uso de aparelhos portáteis sem fins educacionais, tais como celulares, jogos eletrônicos e tocadores de MP3, nas salas de aula ou em quaisquer outros locais em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais nos níveis de ensino fundamental, médio e superior nas escolas públicas no País.
Para quem defendeu a proibição, esses aparelhos prejudicam a capacidade de atenção em sala e reduzem a atividade física dos estudantes, além de favorecer a exposição de menores a conteúdos inadequados à idade. Quem é contra o impedimento, vê os celulares como ferramentas de apoio à aprendizagem.
O uso de celular na escola proporciona ao aluno o protagonismo de seu aprendizado. Os aplicativos e softwares possibilitam a pesquisa e coleta de dados, além da informação em tempo real. E isso pode ajudá-lo a ter mais interesse pelos estudos.
Resposta
Vantagens e desvantagens de ter um celular
Estar sempre contactável – Aquilo que é uma grande vantagem, também pode ser uma grande chatice! Embora sejam radiações em níveis reduzidos, o uso prolongado do telemóvel pode assim causar dores de cabeça, lesões auditivas e até atrasos no desenvolvimento cerebral das crianças. ...
5 benefícios que smartphones e computadores podem oferecer às crianças
Cinco vantagens dos celularese dispositivos móveis Mobilidade: a principal vantagem por permitir a comunicação com outras pessoas e fazer tarefas através deles onde quer que estejamos. Segurança: poder chamar por ajuda em qualquer lugar que você esteja (desde que tenha sinal).
Mesmo não envolvendo qualquer substância química externa, os celulares podem desencadear um comportamento viciante, em que a definição dessa dependência de comportamento é algo que faz as pessoas terem sintomas de abstinência, distúrbios afetivos e problemas de relações sociais na falta deles.
A tecnologia modificou completamente nosso cotidiano, trazendo muitos benefícios e alguns malefícios também. O lado ruim é que estamos tão ligados nas nossas vidas online, que esquecemos de manter o contato offline. Não prestamos mais atenção no mundo a nossa volta, não conversamos mais pessoalmente.
Resposta: é pratico de usar, podemos ter todo o conhecimento do mundo apenas em um clique e porque pode servir como forma de diversão, alem de ser útil para os negócios.
Grande parte dos receios em torno dos riscos à saúde e à segurança impostos pelo uso de telefones celulares decorre da radiação emitida por eles. Os aparelhos liberam energia de radiofrequência, ou ondas de rádio, as quais podem ser absorvidas pelos tecidos do corpo.
O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.
Fique atento às consequências físicas (privação de sono, dores na coluna, problemas de visão) e psicológicas (depressão, angústia, ansiedade) devido ao uso abusivo das tecnologias.
Conheça os 6 principais problemas causados pelo uso excessivo do celular:
Conheça os problemas de saúde causados pelo uso excessivo do celular
Falar até meia hora por dia é considerado seguro, mas já há trabalhos mostrando que o uso de celulares por mais de 30 minutos/dia aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tipos de gliomas, que são tumores do sistema nervoso central.
Pesquisa sobre produtividade dos profissionais
Se você passa por isso, confira 6 dicas para ajudá-lo a se libertar do vício:
Quais são os sintomas do vício em celular?
Os 5 principais sintomas do vício
Sintomas da Nomofobia