Com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.
Tudo de que a pessoa precisa é água morna (na temperatura da pele) e um aspirador nasal, aquela “bombinha” de tirar meleca do nariz de bebê. Antes de realizar a lavagem de ouvido, é necessário amolecer a cera. Existem vários produtos para esse fim, que podem ser comprados na mesma farmácia em que o aspirador nasal.
O objeto em formato de um cone, feito a partir de cera de abelha, parafina e algodão cru, embebido em óleos essenciais e ervas medicinas, é colocado em chamas na extremidade maior para que a outra parte, menor, aqueça determinados pontos do corpo humano – como os ouvidos.
Utilizados para demarcação de lugares como estacionamentos e obras, os cones são equipamentos de sinalização de segurança que costumam ter cores bastante chamativas — como preto e amarelo ou laranja e branco —, que facilitam a identificação e visualização mesmo em ambientes pouco iluminados.
Misture partes iguais de vinagre branco e álcool em uma tigela ou um copo. Pingue algumas gotas no ouvido, espere alguns segundos e depois incline a cabeça para o lado oposto a fim de que o líquido saia. O azeite é um dos melhores remédios para remover o excesso de cera, pois amacia e remove com facilidade.
Este tipo de vela é uma espécie de canudo feito com algodão, cera de abelha e camomila que se coloca no meio de um prato para proteger a orelha, e assim, se acende uma chama. Os médicos acreditam que com o fogo é criado uma sucção para remover a cera do ouvido interno.