Intervenções psicossociais estão associadas, para a autora, à busca de bem-estar psicossocial dos indivíduos, grupos e comunidades, assim como à busca de transformação, mudança, pesquisa e ação.
O trabalho do psicólogo comunitário em uma comunidade visa sobremaneira à formação de uma consciência crítica da própria população, que nesse processo, participa de forma ativa na identificação e na resolução de suas necessidades principais.
A Psicologia Social Comunitária utiliza-se do enquadre teórico da Psicologia Social, privilegiando o trabalho com os grupos, colaborando para a formação da consciência crítica e para a construção de uma identidade social e individual, orientada por preceitos eticamente humanos (Freitas, 1996).
O termo psicossocial descreve uma constelação de necessidades sociais, emocionais e de saúde mental e o cuidado oferecido para atendê-las. Um conceito mais amplo e relacionado é o de qualidade de vida, na perspectiva da pessoa, que inclui a sua experiência em casa e não apenas o cuidado médico.
Exprime a noção de espírito ou actividade mental (ex.: psicopatologia).
Caracterizado pelo uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas, o que torna os alimentos naturais insuficientes, embora estejam presentes na cultura e possam mesmo ser incrementados através de fertilizantes.
Assim sendo, os maiores benefícios dos policultivos são a conservação dos Page 5 5 mecanismos de regulação que fazem com que o ecossistema aquático não fique desequilibrado, como acontece facilmente nos monocultivos, e a redução da poluição gerada pelo cultivo com a utilização de espécies que aproveitam o resíduo ...
O policultivo de pei- xes é o cultivo de duas ou mais espé- cies de peixes, com hábitos alimentares diferentes no mesmo viveiro, integrados (criados juntos) com outra produção ani- mal ou vegetal.
O monocultivo é a forma de criação de peixes mais adotada no país, principalmente, nos sistemas semi-intensivo e intensivo; é caracterizado pela criação de apenas uma espécie de peixe em um determinado tanque. ... Basicamente, existem dois tipos de monocultivo, quanto ao tipo de despesca.
Viveiros e tanques são dois ambientes diferentes para a criação de peixes. Enquanto o viveiro é considerado mais próximo do ambiente natural dos animais aquáticos, por reproduzir de forma mais fiel o seu habitat, o tanque é artificial, por ser, em geral, revestido com outro material.