Assim como os diferentes tipos de relevo que existem na terra da superfície são estudados, o mesmo é feito com a terra de superfície é debaixo de água e, embora nós não podemos ver, é também de grande importância para o desenvolvimento vários tipos de ecossistemas e biomas. Entre as seções que compõem a superfície submarina, encontramos a planície abissal, talvez o maior de todos.
Entendemos planície abissal que parte da superfície subaquática onde a terra já é muito profunda, geralmente entre 4000-6000 metros de profundidade, embora dependendo de cada região que pode variar, o que é uma seção superfície mais estável após a diminuição abrupta é causado entre a superfície e debaixo de água. A planície abissal é o espaço onde a rocha pára baixo e geralmente pode se estender por quilômetros. Ele tem uma inclinação em alguns casos, mas muito mais visível do que outras superfícies que compõem a bacia do oceano.
Tal como acontece com as planícies fora da água, a planície abissal tem um relevo baixo, com poucas elevações são também muito discreta. No entanto, a planície abissal não é o mais profundo espaço bacia oceânica como normalmente atrás dele pode grandes poços que podem chegar a até 10.000 metros aparecem profunda.
Nas formas de vida planície abissal que não têm muito contato com a luz devido à profundidade em que eles são desenvolvidos. Considera-se que as espécies são planícies abissais deserto de biodiversidade aquática devido à baixa, no entanto, também é conhecido que habitam muitas espécies diferentes de microrganismos, enguias e plantas adaptadas a essas condições.