Um mapa é uma representação geográfica do planeta Terra na totalidade, ou uma porção do mesmo, incorporada em uma área que é geralmente plana, mas também suporta traduzindo -los em superfícies esféricas.
Vale ressaltar que o mapa é um instrumento de grande ajuda quando se tenta localizar geograficamente dentro dessa parte da terra em que nos encontramos e tantas outras questões, como o político, comercial, administrativa, para citar alguns.
Enquanto isso, a disciplina que lida com o estudo e a realização dos mapas é designado pelo termo mapeamento, e individual chamada cartógrafo que lida com forma profissional para fazer mapas de diferentes técnicas aprendidas.
Essencial ao desenvolver um mapa condições são clareza e precisão nos dados de expressão, uma vez que na ausência de eles poderão incorrer em erros graves e não o resultado desejado será alcançado, por exemplo.
Existem diferentes tipos de mapas específicos que nos dão a sua especificidade para aplicá-la às nossas necessidades. Assim, encontramos uma importante variante de mapas como é o mapa econômico, que é um tipo de mapa pr esenta riqueza e produção econômica de uma determinada região. Em seguida, no mapa econômico podemos saber exatamente o que as indústrias mais notáveis na área em questão e se existem especificamente onde as reservas de gás, petróleo e fazendas agrícolas e pecuárias são.
Esta a enorme importância que representa este instrumento é clara, já que desde que é plausível a descobrir e realizar a análise sobre a produção econômica que mostra uma certa nação e na medida do necessário, para projetar e promover políticas que permitam o desenvolvimento algumas áreas que têm estado estagnados em termos de produção e promover outros.