A respiração cessa porque as vias aéreas colapsam, impedindo que o ar chegue até os pulmões. 2. Entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos nos adultos.
Sintomas comuns da apneia do sono grave Os sintomas mais frequentes da apneia do sono são: cansaço ao acordar, sensação de sono insuficiente, sonolência diurna excessiva e piora da qualidade de vida.
A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. Pessoas com apneia obstrutiva do sono podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema.
Considerando a Medicina do Sono como uma área de atuação da otorrinolaringologia, um dos profissionais capacitados para tratar o ronco e a apneiaé o otorrinolaringologista especialista em distúrbios do sono.
Para identificar a apneia obstrutiva do sono, deve-se notar a presença dos seguintes sintomas:
Dependendo desses sintomas, ele pode ser encaminhado a um otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo a um dentista.
Apneia significa “parada de respiração”. A apneia do sono é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme. A apneia obstrutiva do sono é um transtorno do sono comum e potencialmente grave.
Qualquer médico que tenha em mãos o receituário azul, tipo B, pode receitar medicamentos como Rivotril. Porém, o rivotril é uma medicação tarja preta, que causa dependência física e psíquica, e só deve ser usado com prescrição médica rigorosa, geralmente indicado por médico psiquiatra, e não um médico generalista.
Atualmente existe uma especialidade médica chamada Clínico do Sono. Esse especialista é o mais recomendado para diagnóstico e tratamento dos transtornos do sono.
Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.
As causas dos distúrbios podem ser por alterações cerebrais, por desregulação entre o sono e a vigília, alterações respiratórias ou por transtornos do movimento. Eles podem surgir em qualquer idade, apesar de serem mais frequentes em crianças ou idosos.