O inserto é uma pastilha de várias formas, confeccionadas em matérias diversas para determinados tipos de trabalho. Esta pastilha é colocada em um porta ferramenta fabricado em aço baixa-liga e fixado no torno para fazer a usinagem.
Muito utilizada em processos de usinagem, a pastilha intercambiável é uma peça essencial para que o corte em materiais brutos seja realizado. O corte deve ser realizado de forma precisa e dentro de um processo ágil. A pastilha intercambiável pode ser utilizada em: Fresamento.
As Pastilhas De Metal Duro Para Usinagem são vendidas em inúmeros modelos e geometrias diferentes, normalmente, elas são usadas para realização de cortes em material bruto nos processos como fresamento, rosqueamento, torneamento, dentre outros.
As ferramentas intercambiáveis são itens profissionais, mais caras que outros tipos de ferramentas e com uma função que se pode ser trocada. Afinal, Intercambiável é aquilo que se pode trocar entre si.
Forças radiais altas podem ter um efeito negativo na ação de corte o que pode resultar em vibração e acabamento superficial insatisfatório. Como regra geral, escolha um raio de ponta menor ou igual que a profundidade de corte.
Raio de ponta recomendado: 0,8 mm (0,031 pol.) e se você tiver problemas, tente 0,4 mm (0,016 pol.). Para vários problemas, tente usar somente uma pastilha.
O avanço nada mais é que a velocidade de deslocamento de uma em relação à outra a cada rotação do eixo da máquina (mm/rot). Esses valores são tabelados, publicados em catálogos dos fabricantes das ferramentas. Eles estão relacionados com material a ser usinado, a ferramenta e a operação de usinagem.
Os movimentos podem ser ativos ou passivos. Só os movimentos ativos promovem a remoção de material. Os movimentos ativos são: movimento de corte, movimento de avanço e movimento efetivo de corte. Os movimentos passivos são: movimento de ajuste, movimento de correção, movimento de aproximação e movimento de recuo.