Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases. III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
Em contrapartida, o princípio global-funcional rege as abordagens do método situacional no processo de ensino-aprendizagem. A ideia central desse princípio é melhorar as ações técnicas, táticas, físicas e psicológicas, frente aos problemas motores, os quais são aplicados em formas básicas de jogos ou, jogos formais.
Alfabetização: saiba as diferenças entre método fônico e método global. No método fônico, o foco é a relação entre os sons e as letras. Já no global, o processo começa pelo todo (texto), para depois analisar as partes (frases, palavras e sílabas).
Este método surge como uma reação às críticas à soletração, e seu uso é mencionado na França, por Vallange, em 1719; na Alemanha, por Enrique Stefhani, em 1803; e é trabalhado por Montessori, na Itália, em 1907. Neste método o ensino se inicia pela forma e pelo som das vogais, seguidas pelas consoantes.
Fundou o blog “Como educar seus filhos” junto com Arno Alcântara, onde ensina sobre educação infantil, com vídeos, artigos diversos, entrevistas e onde fala principalmente sobre a alfabetização no lar através do curso “Ensine seus Filhos a Ler – Pré-Alfabetização”.