PASSO A PASSO PARA UNIR OS GATOS
Assim que separar os brigões, espere os gatos se acalmarem separadamente e depois de comportados, dê um petisco para eles relacionarem ao bom comportamento. Não ofereça o petisco durante ou logo depois da briga, isso pode fazer com que ele ache que a recompensa é por causa da briga.
Os gatos brigam por várias razões, que geralmente se resumem em duas: brigas de território e brigas por uma fêmea. Os gatos são altamente territoriais e têm um grande instinto de luta.
Eles geralmente conseguem aprender a tolerar ou evitar um ao outro. No entanto, o gato “mais frágil” (muitas vezes um gatinho mais velho ou doente) pode se tornar uma espécie de alvo para os outros felinos. Agir como uma vítima (se esgueirando, usando linguagem corporal submissa, se escondendo, etc.)
Deixe que ele venha por vontade própria, e quando ele se aproximar, faça carinho, elogie e não o ignore. Respeite o tempo do gato. Mesmo que seja uma pessoa que frequentará a casa, deixe ele se habituar aos poucos. Qualquer tentativa de aproximação forçada pode acabar em medo excessivo ou em arranhões e estresse.
É normal que a adaptação demore um pouco, mais ou menos três semanas porque seus gatinhos vão precisar de tempo para se conhecerem e acostumar com a novidade. Lembre-se durante todo esse processos é importante que você sempre converse com o veterinário dos seus gatinhos.
O ato sexual dos gatos costuma assustar ou surpreender algumas pessoas e proprietários, já que acontece com uma certa agressividade. O macho morde a “nuca” da fêmea e posiciona-se em cima dela.
Dica de adestrador: truques para deixar o seu gato mais calmo
Medicamentos como o Rivotril, midazolam (Dormonid), são calmantes para os humanos. á nos pets, quando usados isoladamente por via oral, provocam excitação.
Separamos 5 dicas de como acalmar gato estressado ou nervoso.
Rotina: os gatos costumam lidar bem com a rotina e você pode aproveitar isso. Procure criar um ritual antes de ir dormir, seja com brincadeiras ou demonstrando que está na hora de irem para a cama. Se você possui o hábito de dormir com as luzes apagadas, apague-as indicando que a hora de dormir se aproxima.
Razões de miados excessivos Como falamos aqui no começo, o principal motivo pelo qual nossos gatos, muitas vezes miam tanto é por busca de atenção. Seja para pedir comida, carinho, te acordar, cumprimentar quando você chega em casa, etc.
Gato miando muito porque quer atenção E quando não têm isso, ficam carentes e fazem de tudo para chamar a sua atenção. O gato mia muito o tempo todo, até não aguentarem mais, e isso é uma forma de protestar. Você não pode fechar os olhos para isso e terá que mudar seu comportamento para ver o felino mais feliz.
O miar à noite pode ser fundamentalmente uma forma de chamar a atenção. Embora seja importante corresponder às suas necessidades, aceder continuamente aos seus pedidos de atenção durante a noite, pode originar que o faça cada vez mais frequentemente e se transformar num padrão.
Os felinos odeiam aromas fortes, isto porque possuem um olfato extremamente apurado. Entenda que os gatos usam os odores para se comunicarem, ou seja, o facto de serem bombardeados por fragrâncias humanas fortes, tais como perfumes, fumo, alho ou citrinos pode ser um autêntico pesadelo.
Os bichanos podem até serem fãs de higiene e organização, mas odeiam o cheiro de produtos de limpeza. A maioria desses itens possui fragrâncias como pinho, lavanda ou limão, odores considerados muito fortes para nossos amigos felinos. Assim, se você tem um peludo em casa, prefira produtos com perfumes mais suaves.
15 coisas que você não deve fazer com seu gato
Os gatos não gostam de assobios não só pelo tipo de som produzido como pela semelhança que este têm com uma presa que adoram caçar, a cobra. Por isso é normal que os gatos miem baixinho e adotem posições de ataque (instintivas).
Cuidados com gatos: 10 dicas de saúde para seu pet
7 Doenças que podem ser transmitidas pelos Gatos