Na verdade o instrumento questionado chama-se esquadro. Ele é um instrumento utilizado em diversas áreas, como em desenhos geométricos de arquitetura e engenharia civil. Ele pode também ser utilizado nas áreas da construção civil e de carpintaria.
Posicione a ponta mais curvada nos pontos de referência para o traçado, desta vez um pouco mais inclinada que no exemplo anterior. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado côncavo está ao lado do centro das costas. Em alguns casos, a curva encaixa perfeitamente nos pontos de referência da cava.
Como usar um esquadro:
Quando estiver construindo armários, caixas ou outros móveis semelhantes, segure o esquadro contra a madeira para medir os ângulos antes de cortar ou prender qualquer objeto. Faça uma linha a 45 graus. Coloque o esquadro de modo firme contra a tábua e marque o local da ponta diagonal para criar uma linha a 45 graus.
Alinhe a extremidade do objeto com a primeira linha de centímetro da régua. A ponta de réguas físicas nem sempre fica alinhada ao início do primeiro centímetro. Tenha cuidado e faça os ajustes necessários. Deixe a régua bem reta no objeto que quer medir.
A régua pode ser utilizada na medição de pequenos comprimentos, o metro e a trena na construção civil e a fita métrica por costureiros na determinação de medidas de tecidos e das partes do corpo (busto, quadril, cintura, comprimento das pernas e etc.).
Toma-se um papel em escala logarítmica, e recorta-se como a figura abaixo:
Cintura: Para medir a cintura devemos posicionar a fita métrica no “meio do caminho” entre a última costela e o osso ilíaco (aquele do quadril, sabe?). Normalmente essa posição é com a fita dois dedos acima do umbigo. Abdômen: entre o umbigo e o osso do quadril, dois dedos abaixo do umbigo.
O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade. Meça as paredes de cada cômodo e vá anotando.
Como se Medir Corretamente
Como medir altura com uma fita métrica
Instrumento usado para medir a altura ou a altitude é o altímetro.
Verifique na tabela qual o tamanho corresponde suas medidas em cm.
102cm
Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar: Tamanho da cintura, que deve ser medido na parte mais estreita do abdômen ou na região entre a última costela e o umbigo; Tamanho do quadril, que deve ser medido na parte mais larga das nádegas.
A medida (realizada na altura do umbigo) recomendada para mulheres, é abaixo de 88cm, ou idealmente abaixo de 80 cm. Valores acima de 88 cm são um sinal forte da presença de gordura visceral.
Para pessoas com a cintura fina, é suficiente colocar uma ponta da fita exatamente sobre o umbigo e medir. Para as pessoas tamanho 'médio', amarre um elástico em volta da cintura e caminhe um pouco. O elástico vai se ajustar na parte mais estreita da cintura e é lá que a medição deve ser feita.
Identifique seu biotipo. Seu corpo: ombros e quadris têm a mesma medida e a cintura é fina. Harmonize: o tamanho da cintura que, se muito marcada, acaba deixando o corpo desproporcional.
Descubra como conseguir uma cintura fina:
Top 5 melhores exercícios para afinar a cintura
Mas, por que isto ocorre? A resposta, segundo os autores, é que a cintura fina é sinal de boa saúde e fertilidade. Os homens instintivamente avaliam que mulheres com esta característica têm potencial para uma reprodução bem sucedida e, portanto, para perpetuar seus genes.
Já na realidade dos adultos, a boneca é alvo de inspiração e até mesmo de inveja. Ela está entre as poucas privilegiadas com uma cintura fina ou, como é chamada, cinturinha de pilão – aquela livre de “pneuzinhos” e ainda com a curva bem definida. O sucesso é tanto que já virou chavão: ter uma cinturinha de Barbie.
As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.