A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína solicitada quando há a necessidade de investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado.
Esse é o nome de uma molécula produzida durante a formação do embrião e do feto. Quando solicitado em gestantes, o exame é utilizado para verificar suspeitas de alguns tipos de malformação congênita. Já para adultos ou crianças, ele é necessário para investigar algum tipo de tumor, como o câncer hepático.
A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor de pâncreas, bem como a presença de metástases. A maioria dos médicos prefere visualizar o pâncreas com tomografia computadorizada, mas a ressonância magnética também pode ser feita.
Exames de imagem: Ultrassonografia de abdome: diagnóstico de litíase biliar, e identificação da pancreatite e coleções pancreáticas. Tomografia computadorizada com contraste: Exame diagnóstico mais sensível e específico (90%), não sendo necessário em todos os pacientes.
Entre os exames que podem ser solicitados estão os de sangue, fezes, urina, ultrassonografia abdominal, tomografia, ressonância nuclear de vias biliares e da região do pâncreas. A confirmação se dá por biópsia de tecido do órgão. O câncer no pâncreas tem chances de cura se for descoberto na fase inicial.
O que indica que meus pâncreas não está bem?