Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.
O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.
Reflexão Acerca das Principais Abordagens Pedagógicas e a Postura do Professor
A didática é a parte da pedagogia que trata as atividades educativas de acordo com o que é estabelecido pelas diretrizes. Uma prática ainda comum nas escolas é a utilização dos paradigmas conservadores como método de ensino.
A abordagem cognitiva procura explicar a criatividade a partir dos fenômenos relacionados à forma como apreendemos o mundo. É uma abordagem multidisciplinar, resultado das mais recentes pesquisas relacionadas a diversas áreas (neurociências, psicologia, pedagogia, física e várias outras).
Na abordagem comportamentalista a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento. Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado. O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levam a competência.
ABORDAGEM TRADICIONAL Neste tipo de abordagem coloca ao centro o professor, onde o aluno é tratado como uma tabula rasa, o aluno entra sem saber nada e o professor por saber mais que o aluno, transmite conhecimento ao mesmo de forma direta (neste tipo de abordagem, dá-se o nome de diretiva), acredita-se que o ...
Na abordagem Tradicional, a relação entre professor e aluno é bem restrita. Não há em nenhum momento uma relação afetiva entre ambos, cada um possui seu papel, onde o professor sempre será o centro da sala de aula e o aluno receptor das informações transmitidas pelo professor.
RESUMO Na abordagem tradicional, caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor o educador serve para instruir, transmitir conteúdos, sendo que cabe ao aluno, gravar, organizar e reproduzir , não desenvolvia a critica do indivíduo, o aluno é um mero receptor de conhecimento.