O nome Anhangabaú é indígena e significa, em tupi, rio ou água do mau espírito. A história mais provável é que tenha sido batizado assim por conta de algum malefício feito pelos bandeirantes aos índios nas imediações desse rio, que hoje passa sob o asfalto no vale.
No começo do século 20 o lugar foi jardinado, o rio canalizado, e, em 1910, tornou-se o Parque do Anhangabaú, dividindo a nova São Paulo da velha. ... No fim do século 19, o local era um córrego poluído. Foi canalizado em 1906, como parte de uma campanha de saneamento.
PRAÇA, Walkíria Neiva.
Tucuruvi é um bairro da Zona Norte de São Paulo, localizado no distrito do Tucuruvi. ... O nome Tucuruvi tem origem no tupi-guarani e significa gafanhoto verde. Inseto que era muito encontrado em fazendas da região, o próprio é a mascote da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi.
'y ou ty (água ou rio) itá (pedra) yby (terra) ybyrá (madeira, árvore)
TURI é uma palavra tupi-guarani que significa FOGO, FOGUEIRA. Para nós, FOGO remete a sol, fonte de alimentação e irradiação, elemento gerador de vida e energia. FOGUEIRA como ponto de unificação.
Pará (1): Do Tupi Guarani para(ba)= vario, multicor.
Ibi: do tupi Antigo (Tupinambá) “yby” = terra (em seu sentido natural, chão que se pisa). Também (como nos alertou a usuária Zélia Gomes): YVY = terra; YVY PORÃ = TERRA BOA, em Guarany.
NINA: Significa “menina”, “protetora da fertilidade e mares”, “fogo” ou “graciosa”. ... Por fim, o nome também pode ser considerado por alguns como um diminutivo do nome Ana, e assim receberia o significado de “graça” ou “graciosa” que esse nome hebraico tem.