A palavra finalidade também indica uma categoria das conjunções subordinativas. As conjunções de finalidade são aquelas que indicam a intenção, o objetivo da oração principal, e unem as sentenças com este propósito. Exemplos de conjunção de finalidade:a fim de que, que, porque e para que.
Locução conjuntiva
b) Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo: Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.
As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.
São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante.
As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. ... As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.
As explicativas ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. Expressam a relação de explicação, razão ou motivo (exemplo: que, porque, porquanto, pois, por isso (anteposta ao verbo), já que, visto que, como).
Conjunções coordenativas conclusivas Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.
Em retórica (arte de bem falar) oposição é a argumentação que consiste em reunir duas ideias ou duas expressões que parecem antagônicas, que se opõem. O adjetivo "obstante" significa aquilo que causa embaraço ou impedimento.
2.º As conjunções disjuntivas exprimem exclusão ou alternativa: ou, quer... ... 3.º As conjunções adversativas indicam oposição ou restrição de sentido nas expressões: mas, porém, todavia, contudo.
copulativas: conjunções que unem significados. São elas y, ni e que.
As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.
Como o próprio nome diz, preposição é um termo que ocupa uma posição anterior. Na prática isso significa que se posiciona sempre antes de uma palavra, estabelecendo uma relação de subordinação com um termo principal.
Sua principal função é estabelecer entre palavras e orações relações de sentido e de dependência, portanto, uma relação de subordinação. Apesar de não desempenharem função sintática, as preposições são importantes para a construção do texto, pois atuam como conectivos, elementos indispensáveis para a coesão textual.
Proposição é uma palavra muito utilizada na lógica, se referindo a uma expressão ou enunciado que pode ser verdadeiro ou falso. Refere-se também ao ato de se propor, ou seja, a uma proposta ou sugestão. Significa, ainda, na gramática, uma oração ou sentença.
A função de uma preposição é ligar termos dentro de uma única frase. Já a conjunção tem a função de lugar duas orações diferentes. Só para lembrar, veja alguns exemplos em português.
Diferenças entre o advérbio e a preposição: Um advérbio é capaz de funcionar isoladamente, não depende de outras palavras e pode mudar a posição na frase. Uma preposição, ao contrário sempre precisa das palavras que estão depois dela (e com as quais constitui um grupo) para que a frase faça sentido.
Conjunção / Interjeição. Já vimos que a preposição é uma palavra que estabelece processo de dependência entre termos. A conjunção é, também, vocábulo relacional. No entanto, difere da preposição porque estabelece tanto processo de coordenação— entre palavras ou orações - quanto processo de subordinação - entre orações.
os conectivos são conjunções responsáveis por ligar as orações. Por sua vez, as conjunções são palavras invariáveis que ligam duas orações. ... As conjunções coordenadas são aquelas que conectam duas orações independentes, e as subordinadas são responsáveis por conectarem duas orações dependentes.