Como denominação de letra, pronuncia-se é, e não ê, como vemos no alfabeto: a, b, c, d, e (= é e não ê), f, g, h, etc. Pronunciamos ê, quando inserida em determinadas palavras: pêra, dedo, três, maneta, letra, eu e (= i) você, etc.
Significado de Mixórdia Comida que apresenta aspecto desagradável ou está malfeita; mistela; gororoba.
As diferenças regionais também devem ser respeitadas: poça (/pôça/ ou /póça/), pego (/pégo/ ou /pêgo/), grelha (/grêlha/ ou /grélha/)...
12 — Existe, outrossim, no Direito Inglês, a "saisine”, porém, grafada da seguinte forma: “seisin”, embora exista, também, a gra- fia “seizin”, cuja pronúncia é — 'si:sin, de acordo com o ensina- mento de DANIEL JONES, Professor de Fonética da Universidade de Londres, que se encontra em sua obra intitulada An English ...
A pronúncia culta de “gratuito” é gratúito, com a tônica no u do ditongo ui. Sem discussão. Quem quiser ser visto como uma pessoa que se esmera em falar corretamente, seguindo a ortoépia, a pronúncia recomendada pelos sábios, não pode ter um segundo de dúvida quanto a isso.
A forma correta de escrita da palavra é gratuito, sem acentuação gráfica. A palavra gratuíto, com acento agudo, está errada.
A palavra gratuito é uma palavra trissilábica, formada pelo ditongo ui na segunda sílaba: gra-tui-to. ... ... Não existe nenhuma possibilidade de acentuação, visto que, gramaticalmente, a vogal tônica " u " ou " i " somente será acentuada, quando estiver sozinha na sílaba, formando hiato com a vogal anterior.
as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: baú, baús, saída. No caso das palavras oxítonas, nas mesmas condições descritas no item anterior, o acento permanece.
Algumas palavras paroxítonas perderam o acento com a nova ortografia. É o caso de alguns vocábulos que levavam o chamado acento diferencial, por exemplo. Mas, a palavra saúde leva acento sim. ... De acordo com a gramática, em palavras paroxítonas que formam um hiato com “i” ou “u”, as vogais devem ser acentuadas.
Veja um detalhe interessante: a palavra “herói” é acentuada por ser oxítona, mas a palavra “heroico” perdeu o acento por ser paroxítona terminada em “o”.
Se o i for seguido de nh, não haverá acento − moinho, tainha, campainha, redemoinho. Em baiuca ocorrem dois ditontos. Regra: Ditongos: Perdem o acento gráfico o i ou u tônicos/tônicos precedidos de ditongo em paroxítonas − baiuca, feiura...
O acento no “i” e “u” tônicos não existe mais quando vierem depois de ditongos nas paroxítonas. Dessa forma, vocábulos como: feiúra, baiúca, bocaiúva e cauíla, ficam: feirua, baiuca, bocaiuva e cauila.
A palavra rainha não é acentuada. A quebra do ditongo nem sempre se faz através do acento gráfico: essa quebra pode dar-se naturalmente na palavra, por força das letras que se encontram junto a um potencial ditongo, fazendo com que os seus elementos passem a fazer parte de sílabas diferentes.
É a regra da segunda vogal do hiato. Explicação: Toda palavra cujo o i ou u, sejam a 2° vogal do hiato e estejam sozinhos ou acompanhados de s, sem estarem seguidos de nh, devem ser por regra, acentuadas.
Resposta: Ruído é acentuado pela regra do hiato. Hiato é quando uma vogal e uma semi-vogal se separam em silabas diferentes em uma palavra. E a regra do hiato diz que: acentua-se "i" e "u" quando forem tônicos e formarem uma sílaba sozinhos ou seguido de "s", sem "nh" posteriormente.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.