O QUE É SMD? A segunda categoria de montagem de uma placa eletrônica é conhecida como SMD, Surface Mounted Device, que ser traduzido como “componente montado em superfície”.
Utilize uma pequena morsa, alicate de bico ou um canto da bancada para fazer a dobra do fio, se você tentar fazer na mão talvez não fique tão curta e não alcance todos os terminais do CI.
O pistão é posicionado por uma mola e para se sugar a solda um botão é pressionado liberando a mola que puxa esse mesmo pistão fazendo o vácuo. No caso de um circuito integrado o que fazemos é derreter e remover a solda de cada terminal de modo que ele possa ser descaixado depois com facilidade.
Passe um pano sem algodão se necessário. Aqueça a solda que precisa remover. Coloque a ponta do ferro de solda para que esquente o componente e a placa. Segure no lugar até que a solda derreta, o que deve levar de um a cinco segundos, dependendo do tamanho do componente e da quantidade de solda.
Use um cinzel para retirar os respingos presos na superfície. Se necessário, utilize um martelo para bater na cabeça do cinzel enquanto mira entre a solda e o chão. Limpe os respingos soltos com um pano.
O processo de remoção é bem simples: basta misturar o bicarbonato com água até obter uma pasta consistente. Depois, espalhe sobre a área enferrujada e deixe atuar por volta de 10 minutos. Para finalizar, retire com um pano úmido.
Quando a cera fica impregnada no piso, também é necessário seguir o truque certo para removê-la. Você pode seguir o mesmo procedimento usado no tecido (recorrer ao papel toalha e ao ferro quente) ou, então, usar o secador de cabelo para derreter a parafina e ir passando papel para removê-la por completo.
Coloque os porta velas no freezer e espere algumas horas. A baixa temperatura vai fazer com que a cera se contraia e então é só puxar ou usar um faca para ajudar a tirar os restos da vela. Esfregue os pedaços menores com um pano ou papel toalha para finalizar a limpeza.