O ideal é que ele seja posicionado 10 cm acima da veia que será puncionada. Antes de puncionar a região, não dê leves tapas, pois isso pode causar hematomas. O ideal é usar o dedo indicador para procurar a veia.
É necessário atentar para os locais x idade onde não é indicada a realização da coleta capilar de sangue. São eles: área central do calcanhar, dedos de crianças menores de um ano de idade, locais edemaciados ou previamente puncionados, dedos de um mesmo lado de uma mastectomia.
Aspirar o dispositivo para confirmar o fluxo do cateter; Administrar um volume mínimo de ao menos 2 (duas) vezes o volume da capacidade do cateter (priming); Fazer a desinfeção da via após o procedimento com álcool swab; Fechar a via com oclusor (tampinhas) estéreis (conector valvulado para manter sistema fechado);
Catéter venoso periférico É considerado um dos procedimentos invasivos mais comuns e é usado para administração de fluidos, nutrientes, medicações, sangue e derivados.
Cateteres venosos centrais são cateteres cuja ponta se localiza numa veia de grosso calibre. A inserção do cateter pode ser por punção de veia jugular, subclávia, axilar ou femural. Também podem ser puncionada por uma veia braquial, e instalado um "cateter central de inserção periférica".
Bege (19G): indicado para veias de grande calibre (adolescente, adulto e idoso), para infusões de medicamentos em grande dosagem e coleta de sangue. Verde (21G) e Azul (23G): indicados para veias de médio calibre (adolescente, adulto e idoso), infusões de medicamentos em grandes e médias dosagens e coleta de sangue.
3. Puncione a veia e insira a agulha o mínimo possível, em um ângulo de aproximadamente 30 graus de 5 a 10mm de profundidade até alcançar o lúmen da veia. Após o início do fluxo, alivie a tensão retirando o torniquete. Mantenha o tubo pressionado no adaptador durante a coleta.
O garrote é utilizado durante a coleta de sangue para facilitar a localização das veias, tornando-as proeminentes. Deve ser colocado no braço do paciente próximo ao local da punção (4 a 5 dedos ou 10 cm acima do local de punção); sendo que não deve ser deixado no braço do paciente por mais de 1 minuto.
Coleta de sangue com seringa e agulha
O sangue venoso é a melhor amostra para exames hematológicos. O sangue coletado de capilares (ex.: do corte da unha), geralmente contém artefatos celulares como macrófagos e material não encontrado normalmente no sangue periférico e a distribuição das células não é normal.
2.
O exame para identificar o nível de prolactina é realizado em laboratório, através da coleta de sangue. De acordo com a especialista, há algumas orientações que devem ser seguidas antes de realizar o exame.