Os principais representantes desse grupo são as planárias (Classe Tubelaria), e as tênias solium e saginata (Classe Cestoda) e vermes trematódeos (Classe Trematoda).
A excreção das planarias é considerada simples, para eliminar a água do interior celular há vários canais no seu organismo, denominados célula – flama e um citoplasma fino no qual encaminham a água através das covas ao sistema excretor.
Significado de Excreção substantivo feminino Ação de expelir (por homem ou animal) resíduos alimentares não utilizáveis.
O animal hermafrodita é aquele que apresenta ambos os órgãos de reprodução feminino e masculino. Explicação: As tênias, planarias causadoras da verminose Teníase, possuem ambos os órgãos, realizando auto fecundação.
Os platelmintos possuem sistema nervoso centralizado e ganglionar com dois gânglios nervosos de onde partem dois cordões que se estendem pelo corpo. Desses cordões partem os nervos que atuam no controle de músculos e no recebimento de estímulos.
Os platelmintos são vermes que têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme'). Estima-se que hajam mais de 15 mil espécies de platelmintos em todo o mundo. Eles vivem, principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos.
A rede formada por nervos e cérebro é chamada de sistema nervoso. Os animais invertebrados têm um sistema nervoso simples. A planária (à esquerda) tem aglomerados de células nervosas, ou gânglios nervosos, em lugar do cérebro. O gafanhoto (à direita) tem um grupo maior de gânglios nervosos, que compõe seu cérebro.
Resposta. O sistema nervoso difuso é aquele que apresenta uma rede de células nervosas espalhadas pelo corpo do animal. ... O sistema nervoso difuso é encontrado em celenterados (pólipos e medusas). A partir de platelmintos, já são encontrados gânglios cerebrais e cordões nervosos.
As células nervosas estão localizadas na mesogleia e estão dispostas em forma de rede, chamando esse sistema de sistema nervoso difuso, onde o impulso nervoso é transmitido para todas as células nervosas do organismo. O sistema digestório é incompleto, já que os cnidários apresentam boca, mas não apresentam ânus.
O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos. O sistema nervoso autônomo apresenta duas divisões, a parassimpática e a simpática.
O sistema nervoso autonômico controla os músculos lisos dos órgãos internos e glândulas, funciona independentemente de nossa vontade, controla as funções da vida vegetativa, como a digestão e a respiração. O sistema nervoso autônomo compõe-se de três partes: Dois ramos nervosos situados ao lado da coluna vertebral.
A interação Nervo-Músculo se dá por meio do processo de contração muscular entre o músculo e suas propriedades bioquímicas e os neurônios que enervam esse músculo. Na junção neuromuscular, a interação entre o neurônio e o músculo ocorre na fenda sináptica (espaço entre o neurônio e o músculo).
A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.