CFOP 5152 -
cfop 5152: classificam-se neste código as mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização, comercialização ou para utilização na prestação de serviços e que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, transferidas para outro estabelecimento da mesma empresa.
Como emitir uma nota de transferência?
Na emissão de NFe de transferência de mercadoria entre matriz e filial o correto é utilizar o CST de acordo com a tributação do produto, como por exemplo, um produto ST deve-se usar o CST 060, um produto ISENTO o CST 040, não tributado o CST 041 ou usar o CST 090 para todas as situações? Alex Hallen , bom dia!
A contabilidade do meu cliente orientou ele utilizar 5413 tendo em vista que a CST do ICMS é 60.
Como a transferência de mercadorias entre matriz e filiais ou entre filiais não se trata de venda de mercadorias com transferência de propriedade, não há que se falar em tributação de PIS, COFINS, IRPJ e CSLL. Também não gera crédito de PIS e COFINS os recebimentos de mercadorias em transferência.
Como contabilizar?
Transferências entre filiais é um processo de transporte de uma filial à outra de uma determinada empresa, alocadas em localizações diferentes. Esse processo faz automaticamente a atualização de dados, como produtos disponíveis em estoque, além da emissão dos documentos necessários.
Na remessa dos insumos para a filial, o estabelecimento matriz deverá emitir Nota Fiscal, com destaque do imposto, utilizando o CFOP 5.
Tem relacionamento com o parâmetro Transferência de Titularidade na tela de “Nota Fiscal / Classificação de Tipo de Pedido”, onde classificará o pedido/nota como transferência de titularidade, e será usado para transferir o estoque de um depositante para outro.
Para transferir o dinheiro para uma conta corrente ou conta poupança é preciso: Acessar a da Secretaria da Fazenda na internet: portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp; Digitar o CPF/CNPJ e senha cadastrada e solicitar a opção desejada; Nas duas opções os valores serão creditados na conta indicada em até 20 dias.
O vendedor remetente deverá emitir Nota Fiscal em favor do destinatário para acompanhar o transporte da mercadoria, sem destaque do valor do imposto, na qual, além dos demais requisitos, constarão como Natureza da Operação a expressão"Remessa por Conta e Ordem de Terceiro", o número de ordem, a série e a data da ...
Como emitir uma nota de simples remessa?
Nota fiscal de simples remessa Deve-se usar o CFOP (5.
Para emitir sua Nota Fiscal de Remessa, acesse o menu Vendas > Notas Fiscais de Produto. Nesta tela, clique em Criar Nova > Nota de Remessa. Feito isso, será aberta a tela de preenchimento da Nota Fiscal.
Onde e como se registrar para emitir o documento? Ao contrário do CT-e, que exige registro na Secretaria da Fazenda estadual (SEFAZ), a nota fiscal de transporte funciona apenas no âmbito municipal. Por esse motivo, a empresa deve se cadastrar e credenciar na prefeitura da cidade onde se encontra a sede da empresa.
CFOP 6000: Saídas ou prestações de serviços fora do estado Caracterizam as operações ou prestações de saída, em que o estabelecimento remetente do documento fiscal esteja localizado em outra Unidade da Federação/Estado, diferente do estado do destinatário do documento fiscal.
A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. ... Por isso mesmo, ela é também conhecida como nota fiscal de transporte. Como ainda não houve uma operação comercial, não é cobrado imposto em sua emissão.
A Nota Fiscal de remessa é basicamente um documento que precisa acompanhar as mercadorias que estão sendo transportadas para fora da empresa, como no caso de vendas pronta-entrega, por exemplo.
substantivo feminino Ação de remeter, de mandar, de fazer com que alguma coisa chegue a algum lugar: remessa de dinheiro; a empresa fez a remessa de mercadorias. Aquilo que se envia: a remessa de produtos já está na loja. Não confundir com: remeça. Etimologia (origem da palavra remessa).
O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.
5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
Qual eu devo usar: CFOP 5949 ou CFOP 6949? ... Utilizar o CFOP para Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado, ou seja, CFOP 5949 se a operação for interna ou CFOP 6949 se for operação interestadual.
O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.
CFOP 5556 -
CFOP 5.
CFOP 1949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada.
CFOP 1949 Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada. 1949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores.
Procuro exatamente alguma orientação que diga claramente que a CFOP 1949/2949 (Outras Entradas) deve ser CST 90 - Outras.
CFOP 1403 - Compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária.