O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.
O ponto de encontro entre as duas retas forma a origem do plano cartesiano, isto é, o ponto de coordenadas (0,0). A intenção de criar o eixo de coordenadas teve como objetivo principal, a localização de pontos no espaço.
O plano cartesiano é um objeto matemático plano e composto por duas retas numéricas perpendiculares, ou seja, retas que possuem apenas um ponto em comum, formando um ângulo de 90°. Esse ponto comum é conhecido como origem e é nele que é marcado o número zero de ambas as retas.
O que é um ponto no plano cartesiano? No plano cartesiano ortogonal um ponto e constituído por um par ordenado (x,y). Isso significa que esse ponto é formado pela união de duas coordenadas, sendo um pertencente ao eixo das abscissas e o outro ao eixo das ordenadas.
Resposta: No plano cartesiano, a reta vertical responsável pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal, responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa. Um par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada.
Resposta: As coordenadas dos pontos A, B e C são A = (-1,2), B = (4,3) e C = (3,-1).
O ponto de interseção entre duas retas, ou ponto de encontro, pode ser obtido igualando as equações relativas a elas ou resolvendo o sistema formado. Uma reta é um conjunto de pontos que não faz curva. ... Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos.
Ao calcularmos os pontos de intersecção entre duas funções, estamos simplesmente calculando os valores para x e y que satisfazem simultaneamente as duas funções. Dada a função y = x + 1 e y = 2x – 1, iremos calcular o ponto de intersecção das funções.
O sistema formado com as equações gerais das retas terá como solução o par ordenado (x0, y0) que representa o ponto de intersecção. Exemplo: As equações gerais das duas retas r e s são respectivamente, x + 4y – 7 = 0 e 3x + y + 1 = 0. ... Portanto, o ponto P(x0, y0) = (-1,2).
Operações com conjuntos
n (A ∪ B) = n (A) + n (B) – n (A ∩ B)...Observando rapidamente os conjuntos dispostos no enunciado, podemos concluir que:
A teoria dos conjuntos é a teoria matemática capaz de agrupar elementos. Dessa forma, os elementos (que podem ser qualquer coisa: números, pessoas, frutas) são indicados por letra minúscula e definidos como um dos componentes do conjunto.
Significa "Para todo" ou "Para qualquer que seja".