No caso de uma pessoa extrovertida, sua atenção é voltada ao mundo exterior. A introvertida tem um foco mais direcionado ao seu interior.
Estimulação cerebral Segundo a psicóloga Perpetua Neo, em termos de química cerebral, os introvertidos têm um limiar mais baixo de sensibilidade à dopamina do que os extrovertidos. A dopamina é uma substância química associada à sensação de recompensa no cérebro – ou seja, sua liberação nos faz sentir bem.
Fale menos. Introvertidos não são as pessoas mais tagarelas do mundo. Para se comportar de modo mais quieto, tente ficar em silêncio nas interações em grupo; deixe que os outros falem mais do que você. Faça perguntas para que as pessoas conversem mas tente manter o foco nelas em vez de si mesmo.
[ Psicologia ] Que ou quem tem tendência de dirigir para o interior a sua atenção e as suas emoções. 2. Que se introverteu.
Descobrindo o seu perfil Convide-a para fazer um discurso na frente de um determinado grupo. Se for tímida, ela vai ter ansiedade, se sentir tensa e assustada, além de sintomas físicos como sudorese, tremor e vermelhidão. O introvertido não vai passar por isso. Ele não vai gostar muito, mas não vai ter medo”, pontua.
A timidez é o medo experienciado por muitos indivíduos diante de pessoas desconhecidas ou situações novas.