O Livro de Ester (em hebraico: אֶסְתֵּר) é um dos livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois do Livro de Neemias e antes do Primeiro Livro dos Macabeus nas Bíblias católicas ou antes do Livro de Jó, nas Bíblias protestantes.
Quem era Ester? Ela era uma mulher judia que foi escolhida pelo rei persa Assuero para ser sua rainha. O que ela fez? Ester usou a influência que tinha como rainha para impedir o extermínio do seu povo.
Império Aquemênida
A rainha Vasti tinha sido deposta por desobediência, e o rei teve de encontrar uma substituta. Durante doze meses se preparou Ester, guardada pelo eunuco real e assistida por escravas fiéis, submetendo-se a tratamentos de beleza à base de óleo de mirra, bálsamos e cremes.
Não se sabe os motivos da negativa de Vasti. Imagina-se que a exposição pretendida pelo rei desonrava a rainha, ciente de seus valores, como pessoa, e não como objeto de exposição pública. Ainda, seria festejada por uma horda de borrachos, bêbedos, cujo comportamento não controlava.
Ester
Nome do rei da Pérsia no Livro de Ester. É geralmente identificado com Xerxes I da Pérsia, ainda que outras hipóteses alternativas tenham sido propostas pelos investigadores. A versão Grega do Livro de Ester refere-se-lhe como Artaxerxes. Josefo relata que era este o nome por que era conhecido pelos Gregos.
Hamã é uma personagem do livro bíblico de Ester. Hamã era filho de Hamedata e descendente de Agague. Hamã era casado com Zeres, os quais tinham 10 filhos, chamados Parsandata, Dalfão, Aspatá, Porata, Adalias, Aridata, Parmasta, Arisai, Aridai e Vaizata. ... Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia.
3 banquetes.
Hamã foi um ministro do rei da Pérsia chamado Assuero, casado com Ester. Hamã quiss exterminar o povo judeu e tentou manipular o rei para conseguir isso, porque alimentava um desejo de matar todos os judeus que haviam ficado cativos na Babilônia.
Faça jejum. Se for religioso, faça jejum no dia anterior ao Purim, que é conhecido como o Jejum da Páscoa. A atividade é praticada por judeus religiosos e comemora o jejum de três dias que a rainha Ester e os judeus fizeram antes de falar com o rei sobre a salvação do povo na história do Purim.