Ao dizer que Deus é soberano, a Teologia Reformada afirma que Deus tem domínio absoluto sobre toda a sua criação, ou seja, Deus governa a tudo e a todos. As palavras de Jó ecoam de modo cristalino: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.
adjetivo Capaz de exercer o poder de maneira extrema; que possui suprema autoridade: soberana rainha; verdade soberana. Que conserva ou carrega o poder; que retém o poder; que domina; dominador. ... Etimologia (origem da palavra soberano).
Só se pode falar em soberania do todo, da República Federativa do Brasil, frente a outros Estados soberanos. Assim, os Estados-membros, dentro das competências próprias fixadas pela Constituição Federal, são tão autônomos quanto à União (MAIA, 2007, p. 72). Soberania e autonomia são conceitos que não se confundem.
A soberania de um Estado diz respeito ao poder político e de decisão dentro do território nacional, em especial no que se refere à defesa dos interesses nacionais.
“A soberania se constitui na supremacia do poder dentro da ordem interna e no fato de, perante a ordem externa, só encontrar Estados de igual poder. Esta situação é a consagração, na ordem interna, do princípio da subordinação, com o Estado no ápice da pirâmide, e, na ordem internacional, do princípio da coordenação.
O soberano caracteriza-se por possuir poder absoluto e por não ser voluntarioso3. Ele é incumbido de evitar a guerra civil, de zelar pela a vida de seus súditos e de promulgar leis que definam o que é justo e o que é injusto.
Verificado por especialistas Para Locke, o homem precisa de um poder soberano atráves do contrato social, para proteger a sua vida e propriedade já que no estado de natureza nao há limites para acões humanas.
Locke se opunha, então, ao governo absolutista. Ao contrário de seu contemporâneo Thomas Hobbes (1588-1679), que acreditava que um soberano absoluto era necessário para salvar o povo de um brutal “estado de natureza”, ele defendia que os poderes e funções do governo deveriam ser limitados.
Segundo Magalhães (2.
Resposta: John Locke entende que os indivíduos são iguais, independentes e estão plenamente livres para decidir suas ações, dispor de seus bens e regular os semelhantes que possam vir a ofender os seus direitos.
ESTADO DE GUERRA - O Estado de Guerra em Locke decorre do direito que cada indivíduo tem de se defender de possíveis ataques, gerando uma condição de conflito e violência, na ausência de um juiz com autoridade capaz de garantir a convivência social.
Finalmente, o poder político se fundamenta no consentimento dos homens em estabelecer uma sociedade civil. tem três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. Todavia, para Locke, considerado muitas vezes, erroneamente, como o pai da teoria dos três poderes, os poderes são apenas dois”.