O veganismo englobaria práticas alimentares e sociais direcionadas pela não exploração ou uso de animais em diversos setores: desde uma dieta alimentar estritamente vegetariana ao ativismo e boicote a produtos, eventos e serviços que testem, explorem ou usem animais.
O veganismo é um estilo de vida preocupado em viver sem machucar os outros. ... O veganismo poderia livrar o ser humano da criação animal com toda a sua crueldade e muitas terras férteis seriam liberadas para ampla produção de alimentos destinados diretamente ao consumo humano.
O termo vegan (vegano traduzido para o português) foi criado em 1944 pelo britânico Donald Watson e, desde então, transformou-se em um movimento político, ético e de estilo de vida, ganhando muitos adeptos no calor das revoluções contraculturais da década de 1960.
O veganismo é a prática de se abster do uso de produtos de origem animal, procurando excluir, na medida do possível e praticável, o uso de qualquer produto de origem animal, seja na alimentação ou no vestuário.
Como você pode ver, os veganos — movimento vegano e dieta vegetariana — são aqueles que não consomem carnes, leite e derivados do leite, ovos e derivados do ovo, mel ou qualquer outro produto oriundo da exploração animal.
Cosméticos veganos para cabelos são produtos que não possuem ingredientes de origem animal em sua formulação, como por exemplo, queratina animal, colágeno, cera de abelha, mel, seda, leites, gorduras de boi ou porco.
Produtos de beleza veganos contêm mais nutrientes Em vez de esfregar na pele produtos químicos agressivos que podem acelerar o processo de envelhecimento, você deve se limitar a ingredientes naturais e saudáveis.
Produtos veganos são aqueles em que não são utilizadas matérias-primas de origem animal, mas isso não significa que não contenham materiais sintéticos. ... Já os produtos cruelty free não fazem testes em animais, mas podem conter substâncias de origem animal ou sintética — explica.
Cosméticos veganos diminuem o impacto ambiental Além de nenhum dos ingredientes terem origem animal - o que contribui para menos desmatamentos - na maioria das vezes, as embalagens também são mais sustentáveis, sendo feitas de materiais recicláveis, retornáveis, etc. É importante sempre procurar pelo selo Eu Reciclo.
Usar cosméticos naturais traz benefícios, não só para sua pele, mas também para o meio ambiente. ... Além dos benefícios estéticos, os cosméticos naturais têm, em sua composição, derivados como vitaminas e nutrientes que tratam nossa pele ao mesmo tempo que devolvem ao nosso corpo um pouco do que ele necessita.
Beleza vegana: saiba como fazer cosméticos naturais em casa
Benefícios do shampoo vegano
Os 10 melhores shampoos veganos para comprar
É a técnica de limpeza em que os produtos usados, (inclusive o shampoo) não possuem sulfatos na composição. Entretanto, podem conter agentes surfactantes que promovem uma limpeza mais suave para o couro cabeludo e a fibra capilar.
Para um produto ser considerado vegano, ele não pode usar matérias primas de origem animal, de nenhum tipo. Entram nessa lista desde mel e cera de abelha até lanolina e colágeno.
Ler o Rótulo de Um Produto Para confirmares se um produto é vegano, percorre a lista de ingredientes. Verás que os ingredientes de origem animal mais óbvios saltam logo à vista: soro de leite, leite em pó, gema de ovo, caldo de carne, etc.
Os cosméticos veganos são aqueles que não contêm ingredientes de origem animal, assim como os orgânicos. Porém, a principal diferença é que os produtos veganos não necessariamente são orgânicos e naturais, já que podem ter em sua composição matérias-primas não certificadas.
Diversas empresas realizam testes de cosméticos veganos em pele humana desenvolvida em laboratório — tendo a aparência de círculos de gelatina transparente. A pele coletada pode ser separada por idade, sexo e raça do doador para a realização de testes confiáveis em função do mercado visado.
Então, se liga nessa listinha com alguns dos produtos que não são amigos dos animais e suas alternativas eco-friendly na mesma faixa de preço:
Marcas Brasileiras Amigas dos Animais
A dieta vegana não precisa ser monótona. É possível utilizar os alimentos tradicionais, como feijão, grão-de-bico, lentilha, arroz, legumes, verduras e frutas, mas também descobrir todo um novo mundo de ingredientes e sabores para implementar nas receitas.
Quem segue uma dieta vegana, o vegano, além de não comer nenhum tipo de carne e não ingerir ovos, leite e seus derivados, também evita mel ou ingredientes como o corante carmim (ou cochonilha), que é obtido a partir de insetos.
Existem duas maneiras de descobrir se um produto foi testado em animais. O primeiro deles é ligando para o telefone gratuito disponibilizado pelas empresas para sanar dúvidas de consumidores a respeito de seus produtos. A maioria delas indica este número na própria embalagem.
A vantagem desse ramo é que as simulações de reações das composições químicas são mais fáceis de serem reproduzidas. Tanto é que algumas nações estão proibindo o uso de animais em testes para produtos dessa natureza.
42 marcas de cosméticos do Brasil que não testam em animais
Em uma tradução livre, o termo quer dizer livre de crueldade. Essa expressão foi popularizada pelo mundo todo para destacar produtos que não foram testados em animais e que não foram fabricados com ingredientes de origem animal.
A Quem Disse, Berenice? não testa seus produtos em animais e tem diversos produtos veganos em seu portfólio, apesar de não ter o selo em todos eles.
De acordo com o site, marcas como: Avon, Dove, MAC, Mary Kay, Maybelline, Sephora, L'Oréal Paris, Unilever, Johnson & Johnson, Colgate-Palmolive, P&G, Pantene, Nivea, entre outras, realizam testes em animais.
Entendido isso vamos listar as marcas de maquiagem vegana que você precisa conhecer: