Resposta. Resposta: A política multiculturalista visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade é considerada única e legítima, submetendo outras culturas a particularismos e dependência. ... A diversidade cultural e étnica muitas vezes é vista como uma ameaça para a identidade da nação.
O que é etnocentrismo A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais.
O fenômeno do multiculturalismo surgiu em final dos anos 1970 como projeto pedagógico, sobretudo para a escola e a universidade, mas também para o emprego público e a vida associativa.
A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si. ... Esta ideia de que as culturas são diversas e devem ser respeitadas na sua essência, sem existir um certo ou errado nos costumes, é a base do multiculturalismo.
O multiculturalismo tem uma grande importância no processo de formação do espaço Brasileiro, principalmente por carregar elementos de outros continentes, sendo presentes de fato na nossa história, tanto na diversidade étnica como na formação da linguagem, costumes, valores, religião.
O multiculturalismo crítico levanta a bandeira da pluralidade de identidades culturais, a heterogeneidade como marca de cada grupo e opõe-se à padronização e uniformização definidas pelos grupos dominantes. ... Apesar da sua importância, o termo multiculturalismo encontra-se ainda em construção no nosso país.
A reflexão sobre o multiculturalismo é importante para a manifestação da liberdade que muitos grupos sociais devem ter na sociedade como um todo. Nesse sentido, o multiculturalismo pode ser compreendido como uma mistura de culturas que ocorre em todos os países do mundo.
Proporcionando direitos desiguais de sobrevivência e ação individual no espaço vivido. A importância de refletir a respeito da temática multiculturalismo, considerando suas relações com o contexto curricular e educacional na contemporaneidade, se dá por meio do aprendizado com a inserção de diferentes culturas.
A premissa básica das ações afirmativas é promover igualdade de acesso a oportunidades. As ações afirmativas propõem o tratamento desigual aos desiguais para a construção de uma distribuição equitativa de bens e oportunidades. São importantes mecanismos para a ampliação da mobilidade social ascendente.