Também é possível consultar o valor para fins rescisórios, ou seja, a quantia que o trabalhador receberá de multa no caso de uma demissão sem justa causa ou por acordo.
Já para os casos de rescisão de contrato por acordo entre trabalhador e empregador, o trabalhador, para saque do FGTS, deverá comparecer a qualquer agência da Caixa a partir do 5º dia útil, contado da data de quitação da multa rescisória - Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS – GRRF, realizada pelo empregador.
A informação de "saldo para fins rescisórios" pode se referir ao total de recolhimentos feitos pela empresa durante o contrato de trabalho, base de cálculo para eventual indenização, e não a uma quantia realmente disponível na sua conta (caso a conta já tenha sido movimentada). Peça informações à Caixa Econômica.
Esse código significa que a pessoa foi demitida sem justa causa. Sendo assim, “Saque Dep” não significa que o seu FGTS foi sacado. Apenas significa que ele já está disponível para saque. ... Este significa que já está liberado o saque dos juros (JAM) que o seu FGTS rendeu.
Com isso, ele tem até dez dias úteis para te avisar sobre essa Chave de Identificação. Assim que você souber, poderá fazer o saque do FGTS em até 30 dias úteis. ... Se este for o caso, você terá um prazo de até cinco dias úteis, após a assinatura da rescisão, para fazer o saque do FGTS sem a Chave de Identificação.
É possível desistir a qualquer tempo de fazer o saque aniversário, mas a partir do momento em que o trabalhador tiver optado pelo saque aniversário e depois desistir dele, terá de esperar dois anos para voltar a ter direito ao saque integral do fundo em caso de demissão sem justa causa.
Prazo para voltar ao saque-rescisão é de 24 meses Mas não tem jeito: uma vez que o trabalhador dê seu consentimento ao saque-aniversário, não adianta se arrepender: ele terá de esperar cumprir uma carência de 24 meses.
Veja aqui como cancelar o saque automático do FGTS pelo app da Caixa
Só pode sacar o FGTS o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Quem foi demitido por justa causa ou pediu demissão não tem direito ao saque.
Somente na modalidade do saque rescisão o trabalhador pode sacar integralmente o valor do fundo em casos de demissão sem justa causa. Isso significa que após aderir ao saque aniversário, não tem como voltar para a outra opção de recebimento do fundo de garantia sem esperar o período de dois anos.
Saque Emergencial FGTS Autorizado pela Medida Provisória nº 946 de 07/04/2020, é o saque a que tem direito todo titular de conta do FGTS com saldo, incluindo contas ativas e inativas, no valor de até R$ 1.
Aqueles que estão sem emprego pelo período de 3 anos, pode fazer o saque do valor que tiver na conta do FGTS. O pedido deve ser feito pelo trabalhador, no mês do seu aniversário. Para sacar o valor será necessário apresentar: Um documento de identificação (RG, carteira de habilitação, por exemplo)
O acompanhamento do saldo do FGTS pode ser feito por qualquer trabalhador, tanto por aqueles que possuem direito ao saque integral, quanto aos demais que não pretendem retirar o dinheiro de sua conta. Para isso, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e realizar seu cadastro tendo em mãos o número NIS/PIS.
Quem teria direito ao FGTS Emergencial? Teve direito ao FGTS Emergencial em 2020 todo trabalhador que já teve registro em carteira, com contas ativas ou inativas, possibilitando um saque de até R$ 1.