Os custos chamados de diretos são aqueles que estão ligados a produção ou oferta do produto/serviço, isto é, sem esse custo não seria possível manter a operacionalidade do empreendimento. Esse tipo de custo se caracteriza por ser facilmente mensurável, ele é prático e pode ser colocado numa planilha.
Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou serviço prestado por uma empresa....Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam:
Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados. ... Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.
O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. ... O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto. Ou seja: não há uma quantidade específica desse custo que possa ser mensurada ao produto.
Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio, então são rateados em diferentes critérios.
Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.
Custo variável é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho, exemplos incluem o custo de materiais primas e secundárias.
Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.
Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo. Já quando ele existe esporadicamente, oscilando devido a quantidade vendida, estamos falando do custo variável.. Os custos diretos e indiretos, por sua vez, têm relação com a facilidade ou a dificuldade na atribuição de valor.
Variável e direto – matéria prima, que não precisa de muita explicação, é variável pois se não houver produção e vendas não há custo de matéria prima e é direto pois é um dos itens de custo de mais fácil alocação aos produtos; Fixo e indireto – mão de obra indireta, como por exemplo, supervisores, gerentes e diretores.
Custo variável direto São os custos que mais estão relacionados à produção, já que variam com a quantidade produzida e em relação direta, como por exemplo, os custos com matérias-primas.
A importância em diferenciar os custos diretos dos indiretos O controle contábil de uma empresa e seu planejamento podem ser melhorados sensivelmente se os custos forem classificados de maneira correta. ... Os custos indiretos, que não podem ser alocados em um produto específico, são rateados entre os centros de custo.
Os custos diretos são aqueles destinados diretamente para o produto vendido, a partir de um valor ou uma proporção pré-estabelecida. São os gastos que podem ter seu custo por produto medido de maneira bastante objetiva. Assim, por exemplo, vamos considerar uma fábrica que atua na produção de portas.
Portanto, como exemplos de custos diretos têm-se as matérias primas empregadas na fabricação do produto, a mão de obra direta e os serviços subcontratados e aproveitados diretamente nos itens fabricados. ... Assim, os custos indiretos são incluídos aos produtos finais conforme critérios pré-determinados.
Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).
A taxa predeterminada do CIF é obtida pela divisão do total de CIF variável estimado pelo total de unidades da base (hora-máquina ou horas de mão-de-obra). A base de cálculo do CIF é quanto para um produto se usa de tempo de mão-de-obra, hora-máquina, ou de qualquer medida utilizada para aplicar CIF aos produtos.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..
Os custos indiretos de fabricação não podem ser associados diretamente aos produtos que foram fabricados. Se existem mais de 1 produto, então é preciso apropriá-los de forma justa. Para apropriá-los é preciso então fazer um rateio desses custos segundo algum critério. Observe, preço e custo são coisas diferentes.
Uma dos objetivos da Contabilidade de Custos é apropriar corretamente os Custos Indiretos de Fabricação – CIF, para tanto, é necessário:
Existem inúmeras maneiras de alocar os Custos Indiretos de Produção, de acordo com o gasto de matéria prima direta, pode ser alocados de acordo com os custos individuais de cada produto, de acordo até mesmo com a margem de lucro que cada produto proporcional, a escolha cada as estratégias de cada empresa.
A taxa de aplicação de custos indiretos tem por finalidade uniformizar os custos indiretos apropriados à produção em determinado período. Caso a empresa deseje apurar e contabilizar o custo dos produtos à medida que os fabrica, precisará de previsões adequadas.
O Custo Industrial da Produção Acabada (CIPA) corresponde ao custos industriais que ocorreram durante o período (CIP), acrescentando o valor de produção não acabada (PVF) existente no início do período e retirando o valor de produção não acabada do fim do período.
Para que se tenha uma taxa de aplicação de custos indiretos, é necessário es-timar:a)Preço de venda e volume de produção.
Taxa de Aplicação de Custos Indiretos A taxa de aplicação* é resultado da avaliação de produção e dos custos para um dado período. ... Assim, terá que levantar quais custos indiretos de fabricação acontecerão, como serão distribuídos pelo diversos departamentos e como serão rateados aos produtos.
Custo-padrão ideal. Seria o custo obtido em condições ideais onde a empresa operaria com 100% de eficiência. Esta situação configura-se inatingível, pois pressupõe as melhores matérias- primas, os melhores equipamentos e colaboradores e menores índices de perdas.
O custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. ... Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajuste, periodicamente, suas variações para acompanhar seu valor efetivo real (pelo método do custo por absorção).
Segundo Elizeu Martins, são três os tipos de Custo-Padrão: ideal, corrente e estimado. Nasceu da tentativa de se fabricar um custo em laboratório.
Custo-padrão é o custo planejado para a produção de um bem. Funciona como uma forma de planejamento, dentro de condições previstas. Também serve como uma medida de eficiência do processo produtivo, já que, ao ser comparado com o custo real, identifica os pontos em que podem ocorrer ineficiências ou desvios de recursos.
O custo-padrão é uma ferramenta de controle que tem como objetivo demonstrar a forma correta para utilizar os fatores de produção, além de controlar as operações da empresa. A principal finalidade do custo-padrão está em controlar os custos das empresas.